Kelly Slater e Andy Irons, favoritos para levar o título do WCT Brasil, etapa da divisão de elite do circuito mundial de surfe, que começou nesta terça, na Praia da Vila, em Imbituba (SC), venceram as suas baterias.

Continua depois da publicidade

O norte-americano Slater caiu na água na oitava bateria, junto com o brasileiro Guga Arruda e o australiano Mark Occhilupo.

Slater venceu e se classificou à terceira fase do evento com uma nota de 13.33. Já Arruda fez 9.83 e Occhilupo, 9.73.

Já o havaiano Irons se deu melhor na nona bateria. O surfista somou uma nota de 15.13, contra 13.87 do norte-americano Taylor Knox e 11.67 do brasileiro Guilherme Ferreira.

Até a realização da 10ª bateria, apenas dois brasileiros venceram suas etapas: o potiguar Marcelo Nunes e cabo-friense Victor Ribas.

Continua depois da publicidade

Nesta terça, serão disputadas ao todo 16 baterias com três surfistas cada.

Os primeiros lugares das baterias se classificarão direto para a terceira fase do evento. Os derrotados vão para a repescagem.

Um total de 19 brasileiros está disputando a penúltima etapa da temporada, superando o número de australianos (15), norte-americanos (oito), havaianos (quatro) e sul-africanos (dois), os cinco únicos que têm representantes na elite do World Championship Tour (WCT).

No surfe, Havaí e Estados Unidos competem como nações diferentes.