Depois de perder a chance de brigar pelo título mundial da temporada, o norte-americano Kelly Slater cancelou sua participação no Onbongo Pro Surfing, que começa nesta quarta, dia 27, e vai até domingo na Praia Mole, em Florianópolis, Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Mas a única etapa do World Qualifying Series (WQS) com nível máximo 6 estrelas da América Latina continua prestigiada, pois o hexacampeão será substituído pelo australiano Joel Parkinson, único que ainda pode impedir um tricampeonato consecutivo do havaiano Andy Irons no World Championship Tour (WCT).

Além do vice-líder do WCT, mais 31 integrantes da elite vão competir nos dois maiores eventos das duas divisões do circuito mundial da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) na América Latina – o outro é o Nova Schin Festival. Fazem parte deste seleto grupo dois ex-campeões mundiais, o australiano Mark Occhilupo e o norte-americano C. J. Hobgood.

Mais uma grande atração será o californiano Tom Curren, tricampeão mundial nos anos 80 e ainda recordista em número de vitórias (33) na história da ASP, que pela primeira vez vai competir em Santa Catarina. Um total de 208 surfistas de 16 países vai disputar os US$ 125 mil e 2.500 pontos no evento.

Continua depois da publicidade