Kelly Slater garantiu nesta terça, dia 8, o seu sétimo título mundial de surfe, na Praia da Vila, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O norte-americano foi eliminado nas oitavas-de-final do WCT Brasil ainda na manhã desta terça, quando levou 14,07 a 13,66 do sul-africano Travis Logie.

O título veio, porém, com a derrota de seu maior rival, o havaiano Andy Irons, atual tricampeão do mundo, nas quartas-de-final, que perdeu para o australiano Nathan Hedge, por 17,70 a 16,80.

Nas oitavas, o havaiano já tinha derrotado o australiano Bede Durbidge por 17,10 a 11,67 e avançado – o que chegou a ser interpretado como um adiamento da decisão para a próxima etapa do campeonato, no Havaí.

Na primeira fase, disputada no dia 1º, também na Vila, ambos os surfistas, favoritos ao título desde o início, venceram suas baterias e se classificaram direto à terceira fase.

Continua depois da publicidade

O norte-americano Slater caiu na água na oitava bateria, junto com o brasileiro Guga Arruda e o australiano Mark Occhilupo. Slater venceu e se classificou à terceira fase do evento com uma nota de 13.33. Arruda fez 9.83 e Occhilupo, 9.73.

Já o havaiano Irons se deu melhor na nona bateria. O surfista somou uma nota de 15.13, contra 13.87 do norte-americano Taylor Knox e 11.67 do brasileiro Guilherme Ferreira.