O Red Bull Skate Generation começou nesta sexta-feira com as disputas nas categorias amador e máster em uma prévia do show que os profissionais e os legends (lendas) do skate farão neste final de semana, no bowl da casa do tetracampeão Pedro Barros. O australiano Keegan Palmers, 10 anos, e o brasileiro Léo Kakinho, 39, foram os melhores do dia.

Continua depois da publicidade

Cercado pelo verde da natureza, com o visual do mar no horizonte, a pista de concreto localizada no Rio Tavares se tornou o lugar perfeito para mais uma reunião de skatistas amadores, profissionais e veteranos. O tempo colaborou, o sol apareceu, e eles encararam o bowl com voltas de até 30 segundos para executarem as manobras sob olhares atentos dos juízes da Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

Entre os amadores, um loirinho de olho azuis de 10 anos de idade, foi o destaque. O australiano Keegan Palmers, 10 anos, não se intimidou com a parede de 3,5 metros da parte mais profunda da pista e executou um 540 (quando o skatista dá um giro e meio com o skate no ar) para vencer as eliminatórias, que classificaram seis skatistas para as finais, e também levar a melhor entre 12 skatistas da final amadora. O melhor brasileiro foi Augusto Akiro, o Japinha, em segundo lugar, a frente do campeão do ano passado e terceiro colocado, Vi Kakinho.

Em seguida foi a vez dos skatistas nascidos entre 1970 a 1974. Ele fizeram história há 20 anos e estavam dispostos a desfilar o estilo old school, com manobras datadas das décadas de 1980 e 1990. Um deles foi Miguel Zaffari, o Catarina, que imprimiu muita velocidade na pista e executou os maiores aéreos. Empolgado com o desempenho que garantiu a classificação para a final por equipes no domingo, Catarina resumiu o clima do evento:

Continua depois da publicidade

– Isso é a união de pessoas que trabalham em prol do skate, preocupados com a evolução do esporte, mas com um espírito de competição e amizade. É legal reencontrar amigos que competiam comigo há 20 anos e ver que eles ainda estão andando e bem – contou.

O skatista de Itapema, Jonnhy Drews, que também se classificou para a final por equipes no domingo, disse que parecia ter acordado de um sonho.

– Sou da década de 80 e do interior então as vezes você é esquecido no meio de tantas feras. Mas naquela época a gente nem sonhava com um campeonato desses, em um lugar tão bonito e uma pista maravilhosa. Parece que fui dormir naquela época e acordei agora, um sonho – afirmou.

Continua depois da publicidade

Pela quarta vez no evento, o americano Omar Hassam também falou sobre a motivação para se apresentar em Florianópolis enquanto aguardava o final da categoria master vencida por Léo Kakinho para treinar.

– Eu vim prestigiar o Pedro (Barros). É um campeonato diferente, no quintal, onde formamos uma família – definiu.

Em poucos minutos, Rony Gomes, Sandro Dias, Greyson Fletcher, Alex Sorgente, Otávio Neto, e o próprio Omar fizeram fila para dropar o bowl e atacar as bordas da pista com muita velocidade. Era uma prévia do que irá acontecer neste sábado, com a competição que valerá pela quarta etapa do circuito da International Skateboarders Union (ISU) e terá a presença do anfitrião Pedro Barros, em busca de mais um título.

Continua depois da publicidade

CLASSIFICADOS PARA A FINAL POR EQUIPES NO DOMINGO:

CATEGORIA AMADOR

1º Keegan Palmers (AUS)

2º Augusto Japinha Akiro (BRA)

3º Vi Kakinho (BRA)

4º Héricles Fagundes (BRA)

5º Fábio Junqueira (BRA)

6º Pedro Quintas (BRA)

CATEGORIA PRO MASTER

1º Léo Kakinho (BRA)

2º Duzinho Brás (BRA)

3º Marco Cruz (BRA)

4º Miguel Zaffari Catarina (BRA)

5º Mauricio Boff (BRA)

6º Jonnhy Drews (BRA)

PROGRAMAÇÃO:

Sábado:

Eliminatórias Pro _ 10h50min

Eliminatórias Pro Legend _ 16h

Formação dos Times _ 18h15min

Domingo:

Treinos Livres _ 13h

Final _ 14h30min

Premiação _ 17h

Assista a final ao vivo no domingo, no www.redbull.com.br/skategeneration.