Depois de acusações de manipulação, a princesa de Gales, Kate Middleton, se desculpou pela foto publicada ao lado dos três filhos no domingo (11). A imagem foi a primeira divulgada desde que ela passou por uma cirurgia no início do ano, e foi retirada de bancos de imagens de agências de notícias por suspeita de ter sido manipulada e editada. A informação é do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em um comunicado publicado pelo Palácio de Kensington, responsável pela comunicação do casal Kate e William, a princesa afirmou que ela mesma editou a foto, que teria sido tirada pelo marido, e pediu desculpas pela confusão.

“Como muitos outros fotógrafos amadores, eu experimento editar as fotos de vez em quando. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou. Espero que todo mundo tenha passado um feliz Dia das Mães (que no Reino Unido se celebra em 10 de março)”, disse Kate, no comunicado.

Edição em foto fez com que agências excluíssem material

A imagem publicada no perfil oficial do Palácio de Kensington, residência do príncipe e da princesa de Gales, chamou a atenção por ser a primeira aparição de Kate após uma cirurgia que levantou rumores sobre o estado de saúde dela.

Continua depois da publicidade

Horas após a foto ser publicada no canal oficial, agências de notícias internacionais como a Reuters, Associated Press e France Presse excluíram a imagem dos arquivos. A justificativa para a exclusão do conteúdo seria a possibilidade de manipulação da imagem.

A Associated Press se posicionou sobre o ocorrido, informando que a manipulação não atendia os padrões da empresa.

“Mas a AP posteriormente retirou a imagem [de seu catálogo] porque, após uma inspeção mais detalhada, deu-se a impressão de que a fonte havia manipulado a imagem de uma forma que não atendia aos padrões fotográficos da AP. A foto mostra uma inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte”, diz o texto.

Na imagem, Kate aparece sentada e ao lado dos três filhos, Louis, George e Charlotte. A legenda diz: “Obrigada por seus bons votos e apoio contínuo nos últimos dois meses. Desejo a todos um feliz Dia das Mães [celebrado neste domingo no Reino Unido]”.

Continua depois da publicidade

Cirurgia levanta teorias sobre saúde de Kate

A princesa de Gales passou por uma cirurgia no abdômen em janeiro, que fez com que ela precisasse ficar 13 dias internada. Ainda em janeiro, as informações oficiais divulgadas eram que ela retornaria para a agenda oficial somente após a Páscoa, já que precisaria ficar em repouso.

Não foi divulgado o motivo da cirurgia nem novas atualizações sobre o estado de saúde da princesa, o que levantou diversos rumores e especulações

Leia também

Kate Middleton reaparece nas redes sociais após “teoria” de desaparecimento

Palácio explica desaparecimento de Kate Middleton e fala sobre seu estado de saúde