A Karsten, sexta empresa mais longeva do Brasil, completa 139 anos neste mês de setembro. Sua história se inicia em 1882, ano em que surgiu a Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich, um pequeno espaço com tecelagem e teares adquiridos na Alemanha. A vontade de fazer acontecer e participar da vida das pessoas levou o nome Karsten adiante e, hoje, a empresa é referência em proporcionar beleza, qualidade e inovação em produtos de cama, mesa, banho e tecidos para decoração.
Continua depois da publicidade
A força da empresa têxtil vem desde o século XIX, quando ainda gerava energia com as águas do Rio Itajaí-Açu para acionar as máquinas de fiação e teares alemães. Em 1916, foi dado início à produção de toalhas de mesa, em 1941, a produção de tecidos para decoração se torna uma novidade na fábrica e, quase trinta anos depois, a empresa inicia o processo de internacionalização, alcançando a liderança de exportação de produtos têxteis do Brasil, nos anos 2000.
Gostar de gente
Com mais de 3 mil colaboradores apaixonados pelo que fazem, a Karsten é responsável por contribuir com o desenvolvimento do Vale do Itajaí, gerar oportunidades e desempenhar um importante papel na evolução da indústria têxtil, tornando a região um polo em evidência no setor. Desde 2017, está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, de acordo com o ranking da consultoria global Great Place to Work.

Essa paixão é refletida e percebida na história dos colaboradores, como é o caso do Sr. Udo Reiter, que há 53 anos zela pela qualidade de cada tear do parque fabril e ensina as novas gerações.
— É dentro da empresa que eu me criei, me adaptei aqui. Realmente, a Karsten é a minha segunda casa — declara Udo.
Continua depois da publicidade
Com descendentes trabalhando na Karsten há seis gerações, a família Schmeida também mostra como essa dedicação é transmitida por meio de sua linhagem.
> Entenda a importância do incentivo ao comércio para o desenvolvimento da sociedade
— A gente estimula muito o crescimento e desenvolvimento aqui dentro […] Existe uma diferença entre assentar um tijolo e construir uma catedral. No dia a dia, queremos envolver as pessoas na construção de uma Karsten para o futuro — afirma Patrícia Conradt Diniz, gerente de gestão de talentos da Karsten.
Futuro e inovação
Em 1992, a companhia entrou no ramo do varejo, com primeiro posto de venda em um ambiente na própria fábrica. Em 2010, outra grande novidade: a Karsten adquiriu a marca Trussardi. Nos últimos dez anos, não parou de crescer e se reinventar, com novas campanhas, produtos e tecnologias, tudo para encantar e estar próximo das pessoas.
A Karsten preza pelos cuidados com o meio ambiente e com a comunidade, por isso, todo o efluente gerado no processo fabril é tratado e a água devolvida para o rio é mais limpa do que quando foi captada. A empresa conta também com uma Central de Resíduos onde é feito o gerenciamento e destinação final dos mesmos. Durante o ano, são realizados eventos de conscientização ambiental, envolvendo funcionários e comunidade local.
Continua depois da publicidade

Além da sede em Blumenau, com instalações fabris, administrativas e maquinário de ponta com produtividade equiparada aos melhores padrões mundiais, a Karsten possui a recém-inaugurada fábrica em Ibirama (SC), o centro de distribuição em Gaspar (SC) e dez lojas próprias no sul do Brasil, distribuídas nas cidades catarinenses de Blumenau, Balneário Camboriú, Florianópolis, São José e Porto Belo. No Paraná, tem unidades em Curitiba, Londrina e Cascavel, além da loja de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e duas lojas virtuais (www.karsten.com.br e www.trussardi.com.br).
Mesmo em tempos de pandemia, a companhia segue crescendo e obtendo recordes de venda e faturamento, impulsionados pelos canais de venda e alta capacidade de adaptação. Com uma estratégia pautada em colocar o consumidor no centro de tudo, a Karsten acelera o projeto de transformação digital, implementando processos omnichannel para melhorar a experiência do consumidor, ampliando o relacionamento e facilitando os pontos de contato com as marcas.

O setor de varejo também se destaca por meio de um plano de expansão, com a previsão de ainda em 2021 inaugurar uma loja em Maringá, no Paraná, e ampliar a loja física em Blumenau. Hoje, a companhia disponibiliza os produtos em mais de sete mil pontos de venda em todo o Brasil, além de estar presente em mais de 20 países, com os artigos das marcas – Karsten, Karsten Decor, Karsten Ateliê e Trussardi – produzidos com afeto e qualidade há mais de um século.
Acesse o canal Vale de Transformações e confira mais conteúdos especiais da região do Vale.
Leia também
Pioneiro, shopping de Blumenau revoluciona o consumo na região
Continua depois da publicidade
Chegada do calor aumenta a preocupação com a saúde dos olhos
Cooperativa agrícola no Alto Vale fortalece comunidade rural