Um comentário de Karla Sofía Gascón sobre Fernanda Torres vem causando polêmica nas redes sociais. A protagonista de Emília Pérez insinuou, em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, que a equipe da brasileira teria feito críticas a ela e ao filme — considerado o principal adversário de Ainda Estou Aqui nas três categorias em que o longa de Walter Salles foi indicado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Em nenhum momento, (alguém) me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e de seu filme (Ainda Estou Aqui) do que do meu — declarou Karla Sofía.

A atriz espanhola também afirmou não gostar das “equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho de outros como o meu ou o filme porque isso não leva a lugar algum”, mas fez uma ressalva dizendo que Fernanda Torres é “uma mulher que merece todo reconhecimento do mundo” e que ficou “muito feliz” pelo Globo de Ouro da brasileira.

Nas redes sociais, internautas criticaram a declaração de Karla Sofía Gascón. Eles também questionam se a fala seria uma estratégia para prejudicar a reputação do filme de Walter Salles diante dos votantes do Oscar.

Continua depois da publicidade

Os vencedores de cada categoria serão escolhidos em votação entre os dias 11 e 18 de fevereiro. Até lá, os indicados seguem fazendo campanhas. Há, porém, regras estipuladas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em relação à campanha, passíveis de punição.

O que dizem as regras do Oscar?

O regulamento da 97ª edição da premiação está disponível no site da Academia. Uma cláusula regula a comunicação entre os filmes elegíveis e seus talentos no que se refere à campanha pelo prêmio.

“Membros, empresas cinematográficas e indivíduos diretamente associados a um filme elegível devem estar cientes do impacto que suas comunicações públicas podem ter, direta ou indiretamente, na promoção de um filme, performance ou conquista, bem como no processo de premiação”, diz a regra.

Além disso, são estabelecidas as seguintes normas em relação a essas ações:

  1. Você pode incentivar outros a assistir aos filmes;
  2. Você pode elogiar filmes e conquistas;
  3. Você não pode compartilhar suas decisões de voto em nenhum momento;
  4. Você não pode discutir suas preferências de voto e as preferências de voto de outros membros em fórum público. Isso inclui comparar ou classificar filmes, performances ou conquistas em relação ao voto. Isso também inclui falar com a imprensa de forma anônima;
  5. Você não pode tentar incentivar outros membros a votar ou não votar em qualquer filme ou conquista;
  6. Você não pode fazer lobby diretamente com outros membros ou de forma que fuja das normas promocionais para promover um filme, performance ou conquista.

Continua depois da publicidade

Na internet, usuários das redes sociais questionam se, ao sugerir que a equipe de Fernanda Torres (ou seja, a distribuidora Sony Pictures Classics), estaria conduzindo uma campanha difamatória contra ela e Emilia Pérez, Karla Sofía Gascón estaria violando a norma de número 5: “não pode tentar incentivar outros membros a votar ou não votar em qualquer filme ou conquista“.

Karla Sofía Gascón pode ser desclassificada?

Qualquer pessoa pode enviar à Academia uma reclamação sobre o comportamento de um membro ou pessoa vinculada a um filme em disputa usando o endereço de e-mail disponibilizado pela instituição em seu regulamento. Cabe à própria Academia decidir se o comportamento de um concorrente viola as regras e, caso isso seja comprovado, qual a punição adequada.

“Se a violação for adequadamente comprovada, ela poderá ser encaminhada ao Comitê de Premiação para consideração sobre se houve uma violação das Regulamentações Promocionais e, em caso afirmativo, a aplicação de uma penalidade correspondente. O sujeito da alegada violação será notificado e terá a oportunidade de responder por escrito ao Comitê de Premiação antes da reunião, onde será considerado se houve uma violação e possíveis penalidades”, diz a premiação.

As penalidades podem incluir, mas não se limitam, a:

  • Suspensão ou revogação dos privilégios de envio de correspondência e comunicação;
  • Revogação dos privilégios para participar de eventos da Academia;
  • Desqualificação de um filme, performance ou realização para consideração de prêmios;
  • Anulação de uma indicação ao Oscar;
  • Revogação dos privilégios de voto;
  • Suspensão da membresia na Academia;
  • Expulsão de um membro da Academia.

Continua depois da publicidade

Retratação Karla Sofía Gascón

Na noite de quarta-feira (29), Karla Sofía Gascón se retratou das acusações publicamente. Em entrevista à Variety, ela esclareceu:

“Sou uma enorme fã da Fernanda Torres e tem sido maravilhoso conhecê-la nos últimos meses. Nos meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais que, infelizmente, continuo a experienciar. A Fernanda tem sido uma aliada incrível, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso”.

Saiba mais sobre Ainda Estou Aqui

Leia também

Oscar 2025: confira a lista completa de indicados, com Ainda Estou Aqui