Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos Estados Unidos (EUA), lidera as intenções de voto e aumentou a vantagem sobre Donald Trump no eleitorado geral — com destaque para as mulheres e latino-americanos. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29), realizada pela agência de notícias Reuters e o Instituto Ipsos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A candidata democrata tem 45% das intenções de voto, em oposição a Trump, que tem 41%. No levantamento, foram ouvidos somente eleitores registrados: pessoas que se cadastraram, em seus devidos estados, para o voto, que não é obrigatório nos EUA.

ANÁLISE: Seis em cada 10 não sabem quem é o candidato de Jorginho e Bolsonaro em Florianópolis

Ainda conforme a pesquisa, a vantagem da candidata democrata contra o candidato republicano aumentou no eleitorado geral. Isso porque Harris tem quatro pontos percentuais a mais entre os eleitores registrados; no fim de julho, por exemplo, ela tinha somente um ponto percentual a mais, segundo o mesmo levantamento.

Continua depois da publicidade

Perfil dos eleitores

A candidata tem mais apoio entre mulheres e latino-americanos.

Entre os latino-americanos, que também são conhecidos como hispânicos nos EUA, Harris superou Trump por 49% a 36%, ou seja, 13 pontos percentuais.

Nas pesquisas da Reuters/Ipsos realizadas em julho, a candidata também teve vantagem de nove pontos percentuais entre as mulheres, e uma vantagem de seis pontos entre os hispânicos.

O perfil de liderança de eleitores de Trump é diferente: o candidato lidera entre brancos e homens, ambos por margens semelhantes às de julho. De qualquer maneira, a liderança dele entre eleitores sem diploma universitário diminuiu para sete pontos na última pesquisa, abaixo dos 14 pontos em julho.

As guinadas na corrida presidencial dos EUA são evidenciadas pelo aumento da vantagem de Harris, nos últimos dois meses.

Continua depois da publicidade

Reviravolta nas intenções de voto

A reviravolta nas intenções de voto aconteceram no dia 21 de julho, quando Joe Biden, atual presidente do país, desistiu da candidatura. Agora, Kamala Harris, indicada por Biden para substituí-lo, avança contra Trump em pesquisas nacionais e em estados decisivos.

A pesquisa atual, conduzida em âmbito nacional por oito dias até quarta-feira (28), possui margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento ouviu 4.253 adultos dos EUA, incluindo 3.562 eleitores registrados.

Apesar do resultado positivo das pesquisas nacionais, como a da Reuters/Ipsos, são os resultados do Colégio Eleitoral, onde votam os delegados, que importam para a determinação do vencedor.

Veja fotos de Kamala Harris

Continua depois da publicidade


*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Com maioria de direita, eleitores de Florianópolis evitam rótulos de lulista e bolsonarista

Avaliação positiva do governo Jorginho supera a da gestão Lula em Florianópolis; veja pesquisa