A candidata do partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, detalhou, em um discurso nesta sexta-feira (16), os planos econômicos da campanha. O anúncio foi feito em Raleigh, cidade da Carolina do Norte, estado americano decisivo para os candidatos. As informações são da ABC News.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A atual vice-presidente do país afirmou que pretende focar na segurança econômica da classe média americana. Entre as políticas anunciadas está um plano para fornecer até 25 mil dólares para apoio a pessoas que compram imóveis pela primeira vez.
Kamala Harris diz que plano de Trump irá “retornar o país a um passado sombrio”
Além disso, ela falou ainda em subsídio para famílias que pagaram aluguel em dia por dois anos e estão comprando a primeira casa. O apoio seria de 25 mil dólares como assistência de entrada.
Continua depois da publicidade
O plano econômico da chapa Kamala Harris e Tim Walz ainda inclui a construção de três milhões de unidades habitacionais para suprir a falta de moradias.
Harris ainda propôs uma proibição federal a aumentos abusivos dos preços de alimentos e mantimentos. O plano inclui penalidades para empresas que quebrem as regras, e apoio a empresas menores de alimentos. A ideia é reduzir o custo de vida dos americanos.
Kamala Harris faz primeiro discurso após Biden desistir da candidatura: “Legado incomparável”
Ela falou ainda em aumentar o salário mínimo americano e acabar com impostos sobre gorjetas, prática comum nos Estados Unidos.
O plano inclui também propostas para fortalecer a previdência social e o acesso à saúde, que nos EUA não é universal, nem gratuita. As propostas tem como base a era Biden, como reduzir custos de medicamentos, limitando o preço da insulina e despesas diretas em medicamentos prescritos para todos.
Continua depois da publicidade
O que Trump propõe para a economia
Na quarta-feira (14), também na Carolina do Norte, o candidato do partido Republicano, Donald Trump, também falou das propostas econômicas. No discurso, ele falou em direcionar secretários de gabinete e agências para “derrotar a inflação”, derrubar regulamentações trabalhistas e também falou em zerar o imposto sobre gorjetas, além de retirar a tributação para idosos beneficiários da previdência social.
Ele também usou o tempo para atacar a gestão Biden-Harris, dizendo que a inflação nunca foi tão alta. No entanto, segundo a ABC News, a atual taxa de inflação do país é de 2,9%, e teve um pico de 9% durante a gestão de Joe Biden. Em 1980, no entanto, chegou a 15%, o pico na história.
Leia também
Fabricante de vacina contra mpox quer ampliar uso para adolescentes
Quem são as pessoas de confiança dos candidatos que estiveram no primeiro debate em Florianópolis