No primeiro pronunciamento oficial após a desistência de Biden das eleições, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, exaltou o legado deixado pelo atual presidente durante o mandato. Ela fez uma aparição pública nesta segunda-feira (22), em Washington.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Harris se tornou o principal nome do Partido Democrata para concorrer às eleições nos Estados Unidos. Se confirmada, ela deve enfrentar Donald Trump na corrida pelo maior cargo do país.
Kamala Harris agradece apoio de Biden e diz que “vai fazer de tudo para derrotar Trump”
O discurso foi feito em um evento da Associação Atlética Universitária Nacional na Casa Branca, em Washington. Harris elogiou o legado de Biden, que antes de ser presidente, foi vice de Barack Obama entre 2009 e 2017.
Continua depois da publicidade
— O legado de realizações de Joe Biden ao longo dos últimos três anos é incomparável — disse.
Harris iniciou o discurso elogiando o atual presidente. Ela também contou como conheceu Biden: através do filho dele, Beau. Harris e Beau foram procuradores-gerais durante o mesmo período.
No evento, Harris recebeu atletas americanos na Casa Branca. Veja:
Antes de subir ao palco, ela publicou em uma rede social que estava a caminho de Wilmington, no estado americano de Dalaware, onde está a sede da campanha.
“Um dia se passou. Faltam 105. Juntos, vamos vencer isso”, escreveu a vice-presidente.
Quem é Kamala Harris
A primeira mulher vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, seria também a primeira mulher a liderar o país caso concorresse e fosse eleita no dia 5 de novembro.
A ex-senadora e ex-procuradora-geral da Califórnia, de 59 anos, foi eleita ao lado de Biden, mas não alcançou popularidade o suficiente para se tornar a primeira escolha do partido nessas eleições, sendo que o nível de aprovação dela é próximo do de Biden.
Continua depois da publicidade
Joe Biden anuncia apoio à candidatura de Kamala Harris nas eleições dos EUA
Formada em Direito e Ciências Políticas, ela foi procuradora da cidade de São Francisco antes de ser procuradora do estado da Califórnia. Além disso, também ocupou o cargo de senadora pelo Estado entre 2017 e 2020.
Nas eleições de 2020, Kamala chegou a se apresentar como pré-candidata à presidência, porém perdeu apoio e desistiu da candidatura por falta de recursos financeiros. Posteriormente, concorreu como vice ao lado de Biden, e venceu.
Ela foi escolhida para atrair as minorias, por ser mulher, negra e filha de imigrantes. A estratégia funcionou como forma de atrair eleitores negros para votar, e a colocou como a mulher politicamente mais poderosa do país.
Veja fotos de Kamala Harris
Continua depois da publicidade
Joe Biden desistiu da candidatura
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no domingo (21) que desistiu de sua candidatura à reeleição. O democrata publicou a decisão nas redes sociais.
“Embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato”, diz o texto.
*Com informações do g1
Leia também
Quem é Kamala Harris, favorita a assumir candidatura dos democratas nas eleições dos EUA
Quem é J.D. Vance, candidato a vice de Trump nas eleições dos EUA