Em um discurso ao sindicato de professores dos Estados Unidos nesta quinta-feira (25), a vice-presidente Kamala Harris associou a campanha do candidato à presidência Donald Trump a um “passado sombrio”. Kamala é a favorita para assumir o posto de candidata democrata após a desistência de Joe Biden, mas a candidatura dela ainda não foi oficializada. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na fala, a vice-presidente associou o candidato republicano a um “retrocesso”. Ela citou questões como educação, armas e aborto, além do chamado “Projeto 2025”. A ideia é que o projeto faça uma transição para uma “administração conservadora eficaz”, com um conjunto de propostas do partido.
— O Projeto 2025 é um plano para retornar o país a um passado sombrio. Donald Trump e seus aliados extremistas querem levar nossa nação de volta a políticas econômicas fracassadas — afirmou Kamala Harris.
— Nossa luta é pela liberdade. Estamos testemunhando na nossa nação um ataque total em liberdades duramente conquistadas. Enquanto vocês [professores] ensinam os estudantes sobre democracia, os extremistas atacam nosso direito sagrado de votar. Enquanto vocês tentam criar ambientes seguros, onde as crianças podem aprender, extremistas atacam nosso direito de viver livres da violência de armas. Eles têm ainda a audácia para dizer aos professores para portar arma na sala de aula — completou.
Continua depois da publicidade
Quem é Kamala Harris, favorita a assumir candidatura dos democratas nas eleições dos EUA
Entre as críticas estão a propostas republicanas de retirar determinados conteúdos da grade escolar. Kamala afirma ainda que irá lutar pelo direito das crianças aprenderem sobre a história dos Estados Unidos.
— Hoje enfrentamos duas propostas diferentes para o nosso país: uma focada no futuro e outra focada no passado. Nós estamos lutando pelo futuro — disse Kamala.
O The New York Times apontou que houve um aumento em proibição de livros no país nos últimos anos, movimento que foi impulsionado por grupos conservadores e novas leis. Foram registrados casos de remoção de livros em 42 estados desde 2021, conforme a PEN America, ONG que monitora a liberdade de expressão no país
Kamala Harris em comícios
Kamala Harris já esteve em quatro estados americanos nos últimos quatro dias. No discurso em Houston, no Texas, a vice-presidente enalteceu Joe Biden, que falou em rede nacional na quarta-feira (24) para explicar a desistência da corrida presidencial.
Continua depois da publicidade
No Wisconsin, estado considerado chave para a disputa, Kamala fez o seu primeiro comício de campanha, em um discurso enérgico em que disse que irá vencer as eleições contra Trump. Ela também agradeceu os delegados democratas, que formaram maioria para a indicação de Harris à candidatura do partido na segunda-feira (22).
Dessa forma, a mídia americana passou a tratar Kamala já como candidata do partido, ainda que seja necessária a formalização do comitê democrata para que ela, oficialmente, esteja concorrendo à presidência dos Estados Unidos.
Leia também
Ana Maria Braga responde internautas sobre se parecer com Kamala Harris: “A risada é igual”
Pesquisa mostra empate técnico entre Kamala e Trump após desistência de Biden