Uma das características marcantes do incipiente rock ’n’roll dos anos 60 e 70 foi o experimentalismo permitido em um cenário que crescia rapidamente. Como tudo era novo, os parâmetros a serem seguidos não iam para muito além do blues, mas as ideias corriam soltas e geravam propostas bem distintas que foram se consolidando por nomes como Blue Cher, Black Sabbath, Deep Purple e Budgie – lista que se estenderá de acordo com a curiosidade do leitor em escavar o passado.

Continua depois da publicidade

Desde então, muitas das novas bandas revisitam os velhos tempos, mas graças à internet os últimos anos vêm apresentando aumento impressionante de músicos que abominam a inovação para liberar discos que parecem ter sido gravados há décadas. E, entre as centenas de grupos com trabalhos incríveis neste nicho retrô, o Kadavar se destaca. Sob a tutela da gravadora Nuclear Blast, seus discos obtiveram ampla aceitação, os alemães vêm rodando o mundo e estarão passando pelo Célula Showcase de Florianópolis pela segunda vez, no próximo dia 2, tendo como abertura o Monte Resina, trupe instrumental catarinense que começa 2018 com seu primeiro álbum completo, Aluado Bulimor.

Rought Times é o quarto álbum do Kadavar, lançado no final de 2017 e que mostra um flexível trio explorando mais do que nunca as possibilidades. No repertório que oferece um pouco de tudo – tem stoner, doom, psicodelia e por aí vai -, não há como deixar de traçar paralelos e comparações em um modelo cujas raízes vêm sendo dissecadas há 40 anos. A autenticidade inexiste, porém a capacidade de elaborar alternativas inteligentes resulta em novas sensações de descoberta a cada audição.

Considerando a diversidade, cada ouvinte encontrará suas preferidas – este escriba não abre mão da faixa-título, a arrastada Into The Wormehole (que beleza de baixo!) e Tribulation Nation. Ao final do dia, nem mesmo a desleixada ilustração da capa de Rough Times ou as pavorosas fotos que ilustram seu encarte minimizam o impacto positivo da maior parte das canções, indicadas aos herdeiros que vasculham os sons esquecidos de outrora, atualmente tão bem representados por Graveyard, Uncle Acid, Orchid ou Cattarse. lml

Kadavar em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Data: 2 de março de 2018

Horário: 23 horas

Local: Célula Showcase

Endereço: Rodovia João Paulo, 75

Banda de abertura: Monte Resina

Ingresso no segundo lote: R$ 70,00 + 1 kg de alimento (a ser entregue no local da apresentação)

Mais resenhas em Males que vão para o Ben

Kadavar:

Lupus Lindemann: voz e guitarra

Simon Bouteloup: baixo

Tiger: bateria

Foto: Kadavar / Divulgação

*Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.