Tupy e Juventude largaram na frente na busca pela classificação para a final da Primeirona. Os mandantes fizeram valer o fator casa e conquistaram vitórias importantes sobre Pirabeiraba e América, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Para a partida da volta, um empate é o suficiente para colocar Tupy e Juventude na decisão. América e Pirabeiraba vão precisar de uma vitória para levar o jogo para a prorrogação, onde terão a vantagem do empate por terem realizado melhor campanha na primeira fase da competição.

Ao som de funk, no Estádio Eduardo Lickefett, o “Perna”, os jogadores do Juventude souberam aplicar na prática as ordens do treinador Carneiro para superar o América por 1 a 0. Desde o início, ficou claro que, mesmo jogando em casa, o time de laranja e preto escolheria os contra-ataques como tática de jogo.

E foi assim que o lateral-direito Tião marcou aos 23 minutos da primeira etapa. Ele recebeu passe longo de Fabrício pela ala direita. Lá, driblou Cavilhinha, do América, e chutou cruzado para abrir o placar. O goleiro Daniel Schumacher ainda chegou a tocar na bola antes de ela morrer no fundo da rede.

Com a vantagem no marcador, Carneiro posicionou sua equipe ainda mais na retaguarda. O América controlava a posse de bola, mas tinha muitas dificuldades para concluir em gol. Com a chuva caindo desde o apito inicial, os visitantes chegavam com maior perigo em chutes de fora da área ou em jogadas aéreas.

Continua depois da publicidade

Aos 39 minutos da segunda etapa, Evinho bateu escanteio, a bola sobrou para o atacante Emerson que, dentro da pequena área, chutou ao lado do gol de Foka. O Juventude ainda teria duas oportunidades reais de gol nos acréscimos, mas não conseguiu aproveitar. Os jogos de volta da semifinal serão realizados no próximo final de semana.

Dois campeões no domingo

Enquanto a Primeirona teve a primeira rodada das semifinais, a Segundona e a Terceirona já definiram seus respectivos campões. A Atlanta levou o título da Terceirona ao vencer o Profipo por 2 a 1. Os dois times tem vaga assegurada na Segundona do próximo ano. No sábado, o Bola 10 passou pelo Operário por 3 a 0 e levou o título da Segundona.