O vereador de Indaial Diego Pandini (PP), conhecido como Diabo Loiro, foi absolvido nesta terça-feira (31) da acusação de matar o padrasto e da tentativa de homicídio do irmão. O júri entendeu que as agressões foram em legítima defesa do vereador, que atingiu os parentes com um pedaço de madeira.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A decisão ocorreu na comarca de Indaial, através de júri popular. O advogado de Pandini, Franklin de Assis, havia tentado reverter a decisão de haver um júri popular, mas o Tribunal de Justiça recusou. A defesa sustenta que o parlamentar apenas agiu em legítima defesa.
Em nota divulgada através de assessoria de imprensa, o vereador disse que não há o que comemorar, mas que tira um peso das costas “por críticas muitas vezes usadas politicamente”. Disse ainda que o momento o faz “pensar e repensar em ser uma pessoa cada vez melhor”.
O Ministério Público não deve recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
Relembre
O caso aconteceu em 13 de maio de 2014. De acordo com os autos do processo, o padrasto Jair de Andrade e o meio-irmão de Pandini, à época com 16 anos, foram até a casa do parlamentar durante a madrugada.
De acordo com a defesa do vereador, testemunhas viram pai e filho jogarem pedras na casa dele e o chamarem para fora. A avó de Pandini estava na casa, tentou intervir e acabou ferida. Nesse momento Diego saiu da casa, segundo a defesa.
Houve uma discussão e o vereador deu pauladas na cabeça e em outras partes do corpo de Andrade, que sofreu traumatismo craniano e outras lesões e não resistiu aos ferimentos. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas morreu poucos dias depois.
O adolescente teve machucados semelhantes e desmaiou. Em depoimento, disse que foi com o pai, ambos desarmados e alcoolizados, provocar o irmão por brigas de família que “foram acumulando”. Pandini teria reagido com o pedaço de madeira.
Continua depois da publicidade
* Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Sem critério, parlamentares de SC distribuem “Pix” para prefeituras; veja valores
Arranha-céu de Balneário Camboriú entra na lista dos maiores prédios do mundo; veja comparação