Participantes se concentraram em frente ao aeroporto em Joinville
Em solidariedade ao Joca, cachorro da raça golden retriever que morreu na última semana após viagem de 8h, movimentos em defesa dos direitos dos animais realizaram protestos em todo Brasil, incluindo Joinville.
Continua depois da publicidade
Organizadores dos grupos “Goldens de Joinville” e “Focinhos de Joinville” se uniram, no último sábado (27), para protestar pela morte de Joca e exigir direitos melhores no transporte aéreo de pets e leis de proteção aos animais.
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
No Brasil, os animais são transportados no compartimento junto com as bagagens. O espaço é dividido apenas por uma lona, então, os animais viajam no escuro, com muito barulho e temperatura totalmente diferente, o que é muito estressante para os bichinhos, conforme explica Jamille Koepp, organizadora do “Goldens de Joinville”, em entrevista à CBN Joinville.
Continua depois da publicidade
Maycon Buss comenta que o protesto não se direciona unicamente a uma companhia aérea, mas sim ao transporte de pets em aeronaves. “Principalmente em voos comerciais, onde não há estrutura e nem apoio da forma correta”, diz ele.
Veja algumas imagens do protesto que reuniu cães e tutores em Joinville:
No momento, os organizadores seguem cobrando mais ações de cuidados com os animais, principalmente das companhias aéreas. Na próxima quinta-feira (02 de maio), a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), realiza uma audiência pública para debater o assunto.
Acompanhe a entrevista completa dos organizadores à CBN Joinville:
Leia também
Caso Joca: companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos
Continua depois da publicidade
Gol suspende transporte de animais no porão das aeronaves depois da morte do cão Joca
Joinville Vôlei mira reforço na Itália em tratativa de formação de elenco para nova temporada