Os trabalhadores responsáveis pela coleta do lixo em Blumenau encerraram a greve que começou na segunda-feira (23). Uma liminar da Justiça do Trabalho determinou já no primeiro dia da paralisação que ao menos 70% do serviço fosse oferecido à população. Assim, os funcionários da Racli optaram por voltar às atividades normalmente nesta terça-feira (24).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Logo cedo, os caminhões saíram para cumprir o cronograma diário de coleta. Nos últimos dias, coletores e motoristas fizeram uma série de reivindicações que envolveram desde reajuste salarial até melhores condições de trabalho. O estopim foi a morte de um funcionário durante o serviço há duas semanas.
Na manhã de segunda, o protesto se concentrou na rua em frente à empresa, no bairro Salto do Norte. A empresa, então, recorreu à Justiça, que determinou durante a tarde que o sindicato deveria retomar imediatamente no mínimo 70% dos trabalhos, além de garantir o acesso irrestrito dos empregados não aderentes à greve. O descumprimento significaria R$ 50 mil por dia.
Assim, nesta terça, o que se viu pelas vias foi o retorno da normalidade na coleta seletiva.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Quadro grave de trombose leva prefeita de cidade catarinense para UTI