A empresa paraibana Texnord Importação e Exportação não poderá retirar um contêiner de mochilas retido no Porto de Itapoá por falsa declaração de conteúdo. Na última semana, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou liminar impetrada pela distribuidora para liberar a carga.
Continua depois da publicidade
Segundo o despacho, não há risco de grave prejuízo que justifique a concessão da tutela antecipada, devendo ser aguardado o desfecho do processo. O contêiner com as mercadorias vindas da China foi retido no terminal portuário do município em dezembro do ano passado.
De acordo com a Receita Federal, a apreensão foi realizada porque alguns dos produtos eram de marcas que não constavam na lista declarada. A distribuidora afirmou desconhecer as mochilas que não constavam no documento encaminhado à alfândega e solicitou o desembaraço das peças importadas regularmente, mediante a perda do restante das mercadorias. O acordo foi negado pela Receita. A importadora alega que a apreensão está gerando significativos prejuízos.
Leia outras colunas de Claudio Loetz
Continua depois da publicidade
Otimismo de Carsten Stoecker
O vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari, Carsten Stoecker, que esteve na Acij, na segunda-feira à noite, reforçou que o foco da empresa alemã no País é entregar veículos para o mercado local. Segundo ele, a estratégia da montadora que tem mais de 140 mil colaboradores espalhados pelo mundo e produz aproximadamente 2 milhões de unidades por ano, em 14 países, está bem definida.
– Vemos um grande futuro no País e, por isso, viemos para cá. Esse é o primeiro ano com produção completa e também o ano mais difícil. Mesmo assim, aumentamos consideravelmente o volume da fábrica – destacou.
Conforme Stoecker, o segmento premium representa apenas 2,5% do mercado brasileiro, enquanto que, em outros países, esse índice varia entre 10% e 30%. Nesse sentido, ele percebe que há uma possibilidade grande de crescimento para a montadora.
Continua depois da publicidade
Profissional Nota 10
A Rede Breithaupt lançou um programa que vai ajudar os clientes a não ter dúvidas ao selecionar mão de obra adequada e especializada. O Profissional Nota 10 tem o objetivo estender e consolidar o relacionamento da marca com os prestadores de serviços, além de facilitar a vida dos clientes intermediando o contato entre eles. Os profissionais interessados em se inscrever vão usufruir de vários benefícios, como capacitações sem custo e descontos.
Exponoivas 2017
O primeiro evento relacionado à Exponoivas 2017 ocorrerá na próxima terça-feira, em Joinville. Os fornecedores estarão reunidos para trocar informações e se capacitar, no Mercure Joinville Prinz Hotel, a partir das 8h15. Trinta empresas estão confirmadas para a reunião.