A Justiça Eleitoral lançou na última sexta-feira (17) uma campanha em rede nacional de rádio e televisão e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube que quer incentivar as pessoas a se inscreverem como mesários voluntários.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

A ação convida eleitores para atuar como voluntários ou colaboradores do processo eleitoral.

“Você pode ser a comunicativa, o atencioso, a prestativa, o detalhista. É colocando essas habilidades em prática que a gente faz a democracia acontecer”, diz o vídeo da campanha.

Para se voluntariar, o eleitor deve ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Nas Eleições Gerais de 2022, mais de 1,8 milhão de mesários atuaram no processo eleitoral. Desse número, 893 mil pessoas eram voluntárias na atividade naquele pleito.  

Quais são as funções do mesário

As funções desses colaboradores da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada das eleitoras e dos eleitores e organização da fila, até a conferência de documentos de identificação de quem vai votar.

Mesários também preenchem um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.

Como se voluntariar

Para se voluntariar como mesário, o processo é simples: acesse o Canal do Mesário e confira o passo a passo para inscrição. Só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que o seu título de eleitor está cadastrado.

Continua depois da publicidade

Na página criada especialmente para quem quer trabalhar ou já trabalha como mesário, é possível todas as dúvidas sobre a função.

O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, nas lojas Google Play e Apple Store. Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. 

Após se inscrever, a zona eleitoral fará a convocação para trabalhar na eleição quando houver necessidade.

Quem não pode se inscrever para ser mesário?

  • Candidatos e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau;
  • Membros de diretórios de partidos políticos com função executiva;
  • Autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo;
  • Trabalhadores da Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Benefícios

Além de colaborar com a Justiça Eleitoral, os mesários convocados têm alguns benefícios pelo serviço prestado. Entre eles, estão:

  • Direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado;
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais;
  • Vantagem no critério de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

As folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que o mesário estiver trabalhando na época da eleição.

Cidadãos também podem fazer parte da campanha ajudando a divulgá-la nas redes sociais e utilizar as hashtags #TalentoPraMesária ou #TalentoPraMesário.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Saiba quem não pode ser mesário nas eleições municipais de 2024

Ex-chefe da Defesa Civil de SC é multado por falta de Plano de Contingência Estadual