A Justiça Eleitoral de Santa Catarina realizou a oficialização do sistema que fará a totalização de votos no segundo turno nas Eleições 2014. O procedimento, que ocorreu às 13h deste sábado, inicia o programa que faz a contagem de votos obtidos pelos candidatos, somando os dados e emitindo o resultado final após o enceramento da votação.
Continua depois da publicidade
::: Presidente: confira quem está vencendo em todo Brasil
::: Dilma x Aécio: acompanhe quem está ganhando em SC
Durante a cerimônia, uma senha oficial foi utilizada para iniciar o programa e emitir o Relatório Zerésima, documento que reflete a situação dos candidatos na urna, comprovando que nenhuma informação foi inserida no sistema. Além desse documento, no momento também é impresso o Espelho da Oficialização.
Continua depois da publicidade
Tire todas as suas dúvidas sobre a eleição no Guia do Eleitor
A cerimônia de oficialização do sistema foi aberta pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Sérgio Baasch Luz, em cumprimento ao artigo 166 da Resolução TSE n. 23.399/2013. Como forma de dar transparência às ações, representantes do Ministério Público (MP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fiscais e delegados dos partidos e coligações foram convidados a participar do ato.
Durante a manhã, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou ainda o sorteio da votação paralela, sistema para comprovar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. A ação, realizada em todos os TREs do Brasil, tem como objetivo mostrar à sociedade que a urna eletrônica utilizada é segura, além de servir como ação anti-fraude e consolidar a segurança do sistema de votação eletrônica.
Na ocasião, as pessoas presentes foram convidadas a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Os nomes e números para votações utilizadas são reais porque as urnas já estão configuradas e lacradas com os dados dos candidatos e todo o processo é feito com a urna que estaria funcionando na respectiva seção.
Continua depois da publicidade
Após as cédulas de papel terem sido preenchidas, elas foram depositadas em urnas de lona, que foram lacradas e encaminhadas ao local da votação paralela, onde permanecerão sob guarda policial até a manhã de domingo, para utilização na auditoria.