A Justiça Eleitoral começou a convocar nesta terça-feira (5) os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro. No pleito deste ano, cerca de dois milhões vão colaborar com o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico no primeiro e segundo turnos. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

As pessoas que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. O critério de comunicação será estabelecido por cada tribunal regional eleitoral (TRE). 

Após a convocação, os mesários passarão por um treinamento virtual, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir. 

> NSC apresenta os 5 eixos do SC Ainda Melhor com prioridades do Estado nas eleições 2022

Continua depois da publicidade

Eleitores menores de 18 anos não podem ser mesários, além de parentes de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.  

Em Santa Catarina, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a convocação oficial só deve começar depois do dia 18 de julho, porque é necessário fazer as agregações das seções eleitorais de acordo com o número de eleitores. 

Leia também

Veja lista de celulares que vão suportar tecnologia 5G no país

Continua depois da publicidade

Operação em SC mira grupo que causou prejuízo de R$ 2 milhões

Professor de SC é indiciado por aliciamento e pornografia infantil