Um pedido da Gol Linhas Aéreas de proteção e investigação contra a concorrente Latam Airlines foi aceito parcialmente nesta segunda-feira (12) por um tribunal de Justiça dos Estados Unidos. A apuração deve ocorrer durante o processo de recuperação judicial da Gol. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O advogado da Gol, Andrew Leblanc, afirmou em uma audiência ao juiz de falências dos EUA, Martin Glenn, que a empresa precisaria investigar se a conduta da Latam violava a lei de falências do país. O defensor disse que a empresa sente estar sob ataque da concorrente.
O juiz solicitou à Latam o envio de documentos e de três executivos para audiêcias com advogados da Gol. O magistrado também criticou o fato de a Latam ter iniciado um processo de contratação de funcionários após o anúncio da recuperação judicial da Gol.
A Gol acusou na última semana a Latam de aproveitar a falência da Gol para tentar “roubar” as aeronaves da companhia, contratar pilotos e desencorajar agentes de viagens de reservar voos com a Gol.
Continua depois da publicidade
A Latam afirmou em nota que faz contato permanente com arrendadores e fornecedores de serviços de frota.
A Gol tem um pedido de recuperação aceito pelo Tribunal de Falências de Nova York, nos Estados Unidos, desde janeiro deste ano. A decisão proíbe credores de obter bens ou propriedades da companhia aérea e também de abrir novos processos contra a empresa.
A estratégia deve permitir à empresa acesso a um financiamento de 950 milhões de dólares, o que poderia permitir a reestruturação financeira da empresa.
Apesar do processo, a Gol informou que os voos estão operando conforme programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem em vigor.
Continua depois da publicidade
Leia também
Em recuperação judicial, Gol fecha 2023 com dívidas acima dos R$ 20 bilhões
BR-101 e BR-470 devem ser os gargalos em SC após folga de Carnaval, prevê PRF