A queda nas demissões na comparação com o ano passado desacelerou a busca pela Justiça do Trabalho em Joinville. Ainda assim, o corrida no começo do ano mantém o acumulado de novos processos quase 9% em comparação com o mesmo período de 2015. Até julho, foram apresentadas 5,4 mil novas ações nas cinco varas. O índice de acordos, em torno de 30%, é semelhante ao do ano passado.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Jefferson Saavedra
Continua depois da publicidade
A proposta de binário da Gothard Kaesemodel com a Paraíba, apresentada há cinco anos pelo Ippuj, parece definitivamente abandonada. A ideia surgiu para tentar desafogar o trânsito no cruzamento da Ottokar Doerffel com a Otto Parucker (continuação da Marquês de Olinda). A Gothard faria o sentido na direção da Anita e a Paraíba ficaria com o inverso.
Era o vice
Em ação da aliança de Darci de Matos contra a coligação de Udo Döhler com a alegação de que mais de 25% do tempo de um programa teria sido usado por apoiadores, a Justiça Eleitoral negou liminar na tarde de sábado. É que os momentos narrados por Nelson Henrique Coelho, o candidato a vice-prefeito, não podem ser computados como de um apoiador.
O jingle
Em outra ação de Darci contra Udo, também julgada no fim de semana, foi negada a liminar porque o jingle não pode ser encaixado como apoiador e, portanto, o teto de 25% foi respeitado. Seja como for, o confronto das representações continuou no sábado e no domingo. Mas, por enquanto, a maioria das ações é referente a regras técnicas.
Antiga…
Na semana passada, o Tribunal de Justiça marcou para o início de outubro o julgamento de recurso de Carlito Merss em ação contra Kennedy Nunes, em uma disputa já esquecida. Em 2010, o deputado espalhou outdoors com críticas ao então prefeito pelo aumento da tarifa do ônibus. Carlito queria 500 salários mínimos de indenização. Na primeira instância, não levou.
Continua depois da publicidade
Registros para LGTBs
Na Associação Arco-Íris, responsável pela organização da Semana da Diversidade em Joinville, há um movimento para convencer a Polícia Civil a fazer registros específicos nas delegacias de crimes contra a população LGBT. Seria uma forma de medir com estatísticas o tamanho da violência e como a situação deve ser enfrentada.
Vagas da Udesc em Joinville
Para o vestibular de verão, a Udesc de Joinville reduziu de 38 para 30 o número de vagas em engenharia civil a serem oferecidas no vestibular de verão, na comparação com o vestibular passado. Assim, todos os nove cursos de graduação instalados em Joinville terão 30 vagas cada.
Preço do GLP
Se no caso da gasolina Joinville tem o preço médio mais baixo entre os 22 municípios pesquisados pela Agência Nacional do Petróleo, no gás de cozinha o munícipo do Norte fica em posição intermediária. Com preço médio do botijão de 13 kg em R$ 50,6, Joinville tem o nono valor mais baixo entre as cidades pesquisadas – foram visitados cinco pontos de venda em Joinville, em nenhuma cidade passou de sete.
Vez de Cunha
Na próxima segunda, a Câmara dos Deputados deverá votar o pedido de cassação de Eduardo Cunha. Os dois deputados federais com base em Joinville, Marco Tebaldi (PSDB) e Mauro Mariani (PMDB), já adiantaram que vão votar a favor da perda do mandato do ex-presidente da Câmara, isto é, pela cassação.
Continua depois da publicidade
Acessibilidade
O Ministério Público e as duas empresas de transporte coletivo de Joinville acertaram prazo de 60 dias para montar um acordo (termo de ajuste de conduta) sobre a acessibilidade. Além do transporte de deficientes, estão sendo tratados outros pontos, como as normas dos pisos tácteis.
Mais incisivo
O tom mais duro de Dr. Xuxo em relação a Udo foi a novidade de sexta no horário eleitoral. O candidato do PP chamou o prefeito pelo nome e citou o que considera descumprimento de promessas na saúde. Foi o primeiro programa “dedicado” a um adversário na atual eleição.
Lote de recape
Um dos contratos de recapeamento (financiamento do Badesc) da Prefeitura de Joinville foi rescindido de forma “amigável”. A segunda colocada deve ser chamada.
Visibilidade em Joinville
Não fossem as propagandas nos carros, seria difícil notar a campanha eleitoral nas ruas.