O fiscal de obras da prefeitura de Blumenau preso em flagrante nesta quarta-feira suspeito de cobrar propina foi solto pela Justiça. Jeanderson dos Santos, 38 anos, passou por audiência de custódia no início da tarde desta quinta no Fórum.
Continua depois da publicidade
Apesar da liberação, o juiz Juliano Rafael Bogo da 1ª Vara Criminal, determinou a suspensão da função que o homem ocupava na prefeitura como servidor concursado, bem como o proibiu de deixar a cidade por mais de 30 dias sem autorização.
O processo contra Santos segue tramitando no Poder Judiciário. Na decisão de soltura, Bogo autorizou a quebra do sigilo telefônico do suspeito, o que deve auxiliar nas investigações. De acordo com o delegado Lucas Almeida, o fiscal exigiu o pagamento de R$ 700 para não embargar uma obra no bairro Nova Esperança.
Jaison da Silva, advogado do fiscal, diz que conseguiu mostrar ao juiz a inexistência de motivos para manter a prisão do cliente, apesar de existir indício de materialidade dos fatos. Questionado sobre o que Santos alegou em relação ao crime que é acusado, a defesa diz que só irá se manifestar após denúncia do Ministério Público.
Esta foi a segunda prisão de um fiscal da administração municipal de Blumenau em menos de um mês. No dia 19 de julho, um fiscal da Faema foi preso pela Polícia Civil suspeito de cobrar propina para não aplicar uma multa por supostas irregularidades em uma obra no bairro Fortaleza.
Continua depois da publicidade