O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) determinou na última sexta-feira (18) que os professores que estão em greve em Itajaí voltem ao trabalho. De acordo com a prefeitura do município, os profissionais paralisados reivindicam reajuste salarial e devem retornar em 24 horas. Em caso de descumprimento da determinação, a multa diária é de R$ 50 mil.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na decisão, o desembargador Jorge Luiz de Borba considerou a greve do magistério prejudicial aos estudantes, especialmente às crianças menores e aos alunos que necessitam da prestação de serviço público e de aulas presenciais.
Além de acatar o pedido do governo municipal para o retorno normal às aulas, a Justiça determinou que, em caso de eventuais manifestações, os grevistas devem manter distância mínima de 200 metros de quaisquer prédios utilizados pelo município, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada manifestação em que haja desobediência.
Ainda na decisão, foi determinado que não seja descontado dos servidores os dias não trabalhados, tampouco uma responsabilização administrativa individual dos profissionais por causa da greve.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Pico de casos de Covid em SC no início do ano traz dúvidas sobre dispensa de máscaras
SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão