A justiça determinou o afastamento por tempo indeterminado da secretária de Saúde de Paraíso, Marinês Eckert, de suas funções públicas. O município cumpriu na segunda-feira a determinação da juíza Aline Mendes de Godoy, que atendeu pedido do Ministério Público, em ação ajuizada na sexta-feira passada. Ela não poderá ingressar na secretaria e nem manter contato com testemunhas.

Continua depois da publicidade

O pedido foi motivado por uma informações de que a secretária teria solicitado alterações no sistema E-SUS, onde são cadastrados as informações da saúde básica, que poderia atrapalhar a coleta de provas numa ação de improbidade administrativa contra ela.

O Ministério Público está investigando atoes de assédio moral e burla do programa fornecido pelo Sistema Único de Saúde, para privilegiar pessoas de seu partido político em detrimento dos demais.

A ação também aponta outras irregularidades como atuação de servidores em desvio de função. Foram ouvidas 18 testemunhas que relatam abuso de autoridade por parte da secretária.

Ela terá 15 dias para apresentar a defesa. A administração municipal informou que vai acompanhar o processo e que está reorganizando o trabalho. A reportagem tentou contato com a secretária mas um número fornecido era da secretaria de Saúde e, no telefone residencial, a informação era de Marinês não estava.

Continua depois da publicidade