O juiz da Vara Única de Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, determinou nesta quinta-feira (12) o afastamento imediato de um policial militar que atua no município. Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público, o agente efetuou um disparo com uma arma de fogo, que atingiu a sala da Promotoria de Justiça, que fica dentro do fórum da cidade.

Continua depois da publicidade

O caso aconteceu no sábado (7), por volta das 16h. Ninguém se feriu. Na decisão, o juiz não explica os motivos pelos quais o tiro foi dado em direção ao prédio, mas lembra que o tiro foi dado no outro lado da rua onde fica localizado o prédio do fórum. O projétil atravessou a via e entrou no prédio, atingindo a sala. Em função do feriado, ninguém trabalhava no local.

Na quarta-feira (11), o mesmo juiz já tinha concedido um mandado de busca e apreensão na casa do policial, que mora perto do fórum. No local, foram apreendidas três armas, sendo uma da Polícia Militar e outras duas de uso particular.

Na decisão desta quinta-feira, o magistrado determinou o encaminhamento do caso à Corregedoria da Polícia Militar, para que a instituição possa investigar a atitude do policial. Ele também deixou a critério do comando um eventual aproveitamento do agente, em funções administrativas, fora das ruas.

Enquanto o caso corre na Justiça, o policial terá que comparecer a cada 15 dias no comando da PM, em Xanxerê, também no Oeste, para informar as atividades que está realizando. Já a polícia recebeu prazo de cinco dias para se manifestar a respeito das medidas administrativas que serão tomadas em relação ao agente.

Continua depois da publicidade

Condenação

Esta não é a primeira vez que o policial responde pelo crime de disparo de arma de fogo. Em 2018, ele foi condenado em um processo semelhante, recebendo pena de dois anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto. Já este novo casoainda está sob investigação e não tem data para ser julgado.