Um casal dono de restaurante terá que indenizar uma auxiliar de serviços gerais por injúria e xingamentos racistas em Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina. Rosemarie de Oliveira deve receber R$ 2 mil, segundo sentença da comarca de Porto União, confirmada na sexta-feira passada pela Tribunal de Justiça de SC.

Continua depois da publicidade

O caso aconteceu em 2005, quando Rosemarie trabalhava como auxiliar de serviços gerais na Rodoviária de Porto União. O casal, proprietário de restaurante no piso superior do terminal, agrediu verbalmente a funcionária, que havia chamado a atenção das filhas do casal sobre o perigo de brincar com bola no pátio do local, escorregadio e com intenso movimento de passageiros.

Na defesa, o homem e a mulher reforçaram a negativa sobre ofensas à servidora. O relator, desembargador Eládio Torret Rocha, não acolheu os argumentos e destacou as provas de testemunhas que presenciaram os fatos e confirmaram a agressão.

Para o magistrado, o casal deve responder pelos atos, porque a vítima foi gravemente humilhada em seu ambiente de trabalho, devido ao trabalho humilde e por ser uma simples prestadora de serviço de limpeza, destacou Rocha. De acordo com o processo, o casal atacou a mulher com xingamentos sobre a cor da pela e a idoneidade moral.

Continua depois da publicidade