O impasse envolvendo a ponte entre as ruas Walter Marquardt, no bairro Rio Molha, e João Januário Ayroso, no Jaraguá Esquerdo, chegou ao fim esta semana. A Justiça autorizou a Prefeitura a desapropriar uma área de 272 m² do terreno de uma casa no Jaraguá Esquerdo, para fazer o acesso. A Prefeitura depositou na segunda-feira R$ 255 mil que havia oferecido ao dono do imóvel e já pode fazer a emissão de posse.

Continua depois da publicidade

A ponte fica no terreno do antigo Curtume Schmitt e está pronta desde março, mas faltou fazer o acesso porque a família não concordou com o valor que a Prefeitura ofereceu pelo imóvel. Sem consenso, a administração entrou com uma ação de desapropriação em junho, quando um perito designado pela Justiça fez uma nova avaliação do local. A família não precisará sair, pois a área desapropriada fica no quintal da residência.

A previsão da Secretaria de Urbanismo é que a passagem seja liberada para o tráfego entre janeiro e fevereiro de 2014. Além do acesso, também falta terminar de implantar uma galeria. A ponte terá 100 metros de comprimento e 17 metros de largura e está orçada em R$ 3,045 milhões. A construção começou em julho de 2012, para desafogar o trânsito entre os bairros, e foi realizada pela Construtora Engedal, de Palhoça.

Continua depois da publicidade