Bandeira histórica da Fampesc, o programa Juro Zero ganhou uma nova dimensão ao ser implantado pela prefeitura de Florianópolis, a partir de uma iniciativa liderada pela Ampe Metropolitana, no âmbito da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae. A nova gestão mostrou visão modernizadora e compreensão estratégica de desenvolvimento, ao contemplar não apenas o microempreendedor individual (MEI), mas também a microempresa.
Continua depois da publicidade
Primeira cidade do país a dar tal amplitude a este programa de microcrédito, a Capital e seu governo demonstram sensibilidade a um segmento que precisa receber o devido tratamento diferenciado e favorecido para poder contribuir ainda mais com a retomada do crescimento econômico.
O programa Juro Zero Floripa concede empréstimos de até R$ 3 mil para o MEI e de até R$ 5 mil para as microempresas, valores que fazem toda a diferença para a viabilidade do negócio. Os pedidos de empréstimo sem juro são feitos através do Banco do Empreendedor. No caso do MEI, o pagamento é feito em oito parcelas, sendo a última paga pela prefeitura, caso as sete primeiras sejam pagas em dia. Já as microempresas pagam em 12 parcelas, com as duas últimas pagas pela prefeitura, caso as 10 parcelas iniciais forem pagas em dia.
O exemplo de Florianópolis precisa, agora, ser seguido por outros municípios e, especialmente, pelo governo estadual, que instituiu o Juro Zero apenas para o MEI. A promessa de ampliação está congelada há cinco anos. Enquanto isso, a crise econômica afeta drasticamente milhares de empreendedores que poderiam estar ajudando a sairmos dessa situação de estagnação econômica.
Quando os governos fizerem menos discursos e mais ações práticas em favor dos pequenos, como está fazendo Florianópolis, verão o quanto somos grandes na capacidade de trabalho, geração de emprego e promoção do desenvolvimento econômico e social, para o bem de toda a sociedade.
Continua depois da publicidade
*Alcides Andrade é presidente da Fampesc
Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!