A Justiça da Indonésia decide nesta quinta-feira (8) se a brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias será condenada por tráfico de drogas. Ela, que tem residência em Santa Catarina, foi presa em janeiro no aeroporto de Bali com quatro quilos de cocaína. O entorpecente estava em uma das bagagens que a jovem carregava.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Entre as possibilidades está de prisão perpétua ou pena de morte, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia. No entanto, durante o julgamento, que teve início em 4 de abril, o Ministério Público pediu que a jovem fosse condenada a 12 anos de prisão.

De acordo com o advogado Davi Lira da Silva, que representa a família da jovem no Brasil, a expectativa é de que ela tenha uma pena mais branda.

— A expectativa da defesa é de que ela escape da prisão perpétua e da pena de morte, e que caso ela seja condenada, seja por um regime humanitário, compatível com as normas de direitos humanos — explica.

Continua depois da publicidade

Brasileira presa com cocaína na Indonésia: o que se sabe e o que falta saber

A jovem vivia em Santa Catarina junto com a mãe, onde vendia perfumes e lingeries. Além disso, ela também tinha residência no Pará, onde o pai mora.

Manuela teria embarcado para a Indonésia em um aeroporto de Santa Catarina, mas a data e a cidade do voo não foram divulgadas. Ela, ainda, teria feito uma escala no Catar antes de chegar no país asiático. Segundo a defesa, a prisão ocorreu entre 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Em 27 de janeiro, ela foi indiciada por tráfico de drogas. O advogado alega que a jovem foi enganada por uma organização criminosa de Santa Catarina, que teria prometido férias e aulas de surfe no país asiático e, com isso, ela foi usada como “mula” para o transporte da droga.

Durante uma das audiências do processo, em 30 de maio, Manuela teria pedido desculpas às autoridades da Indonésia por “ofender o país”. Segundo o advogado, a mensagem foi uma orientação da própria defesa.

Continua depois da publicidade

A sentença final deve ser proferida pelo colegiado de juízes nesta quinta-feira (8). O horário, no entanto, não foi divulgado.

Leia também:

Adolescente é estuprada por entregador de móveis dentro da própria casa em São Bento do Sul

Assalto a banco tem tiroteio, reféns e carro incendiado em SC; veja vídeo