Informo que não é permitido nem isso, nem aquilo. Fica expressamente proibida qualquer coisa, fala, barulho ou dissimulado silêncio que afete os alicerces do regimento interno de nosso condomínio, sob pena de multa, retaliação via e-mail e exposição de seu delito a todo o quarteirão, para que vossa senhoria tome vergonha na cara e aja de acordo com as regras que impomos após averiguar anseios e necessidades de cada um de nossos moradores. Por se tratar de um edifício de 102 andares, onde habitam 408 famílias, nosso regimento é amplo, complexo e coercitivo. Faço, portanto, nada mais que meu dever. Tenha uma ótima semana.

Continua depois da publicidade

É mais ou menos por aí que funciona um condomínio, claro que para o bem comum. Contudo, impõe algumas regras que só se fazem necessárias por não ter o ser humano bom senso no mundo. O síndico, eleito para organizar essa grande família que habita o mesmo imóvel, mas dorme em casas separadas, tem que fazer o duro papel de colocar ordem na casa. Por isso, costuma ser persona non grata. Há exceções, conheço algumas, mas, via de regra, a pessoa é chata porque a função é chata. E se a chatice antecede a função, pense num síndico chato!

Confira notícias de Joinville e região.

Moro em um apartamento. Há uma síndica. Há pouco tempo, saía com o Arlequim para um passeio, quando fui parado no hall: “Não pode sair com cachorro por aqui, senhor”. Era a inconfundível voz da temida senhora. Questionei a regra. O regimento foi consultado e não havia proibição, desde que o cachorro estivesse no colo. Dias depois, fui acionado por pendurar roupas na varanda. Na foto, o apartamento era na outra face do prédio, ela desculpou-se. Nesta semana, minha geladeira pifou e, segundo o técnico, não havia mais o que fazer. Precisei comprar uma às pressas. Encontrei num desses sites de compra e venda uma perfeita a custo baixíssimo. Fechei negócio e enviei um e-mail para o xerife dando conta de que só poderia buscar o eletrodoméstico à noite, quando o vendedor estava em casa para me receber. “Não pode. O senhor deveria ter avisado antes, com dois dias de antecedência”; “Mas é uma emergência, ela quebrou hoje e hoje comprei uma nova”; “Deveria ter avisado antes”; “Mas eu não tinha como saber”; “É a regra. Se levar a geladeira para seu apartamento, vou ter que emitir uma multa, está no regimento interno”.

Vendo apartamento bem localizado, com geladeira e uma síndica. Aceito casa ou geminado de menor valor.

Continua depois da publicidade