Disse-me uma psicóloga que sonhar é fazer backup dos acontecimentos do dia; ouvi de um parapsicólogo que o sonho pode conter premonições; um tio, dado a jogos e bebidas, faturou um prêmio apostando na borboleta porque sonhou.
Continua depois da publicidade
Os sonhos de Jairo costumavam mitigar realidade, servir como rota de fuga, mas nesta semana foi tiro no peito, foi visão clara, foi sonho de acordar sabendo que a realidade “tá osso”, como ele diz.
Meu amigo, na ânsia de resolver suas questões financeiras, encontrou no Uber o caminho perfeito. Jairo gosta de dirigir, é bom de papo e tem a música como companheira inseparável. Era juntar tudo isso e fazer o taxímetro rodar a favor. Renovou carteira de habilitação, pegou informações sobre o serviço, acessou a página na internet e cadastrou-se. Duas semanas depois, faltava apenas cadastrar o documento do veículo. Jairo não tem veículo.
Leia mais sobre Joinville e região em A Notícia.
Deu início a intensa pesquisa e infinitas equações para chegar à conclusão de que com carro alugado também é possível. Foi atrás de locação, mas sem cartão de crédito, nada feito. “Pode ser de terceiro”, falou a moça no balcão. Questão é: não há terceiro com crédito ou vontade na rede de relacionamentos do pobre. As bandeiras financeiras negaram-lhe cartão próprio, porque seu histórico o incrimina. Não que não tenha pago contas, é que fez acertos, e isso não é bom quando olham para seu CPF.
Continua depois da publicidade
Depois de muito tentar e buscar mil formas de possuir um carro que lhe possibilitasse trabalhar de motorista, Jairo sentou-se no sofá derrotado. Tristeza deu sono, o homem dormiu. E sonhou.
No sonho, ele atendia a um chamado no aplicativo do Uber. Chegou ao local de triciclo. Não motorizado, diga-se. O senhor que chamara a corrida disse que esperaria por outro. Ele insistiu, o homem subiu e ele pedalou até o Fátima, obrigando-se a descer e empurrar a bicicleta, quando o terreno era coberto por brita.
Backup das ideias, premonição ou realidade, Jairo entendeu tudo e está à procura de outro emprego.