Darci e Elma Schmaltz dividiram angústias, sacrifícios e conquistas durante mais de cinco décadas e, nesta quinta-feira, 5 de janeiro, partiram juntos. O casal, natural do Rio Grande do Sul – ele de Ijuí, ela de Três Passos -, morreu com diferença de poucas horas. Eles viviam em Joinville desde 1979, para onde se mudaram com os quatro filhos e construíram boa parte da vida.
Continua depois da publicidade
– Eles se casaram quando ele tinha 20 anos e ela, 19. Batalharam de Sol a Sol, trabalharam muito e sempre unidos – recorda a filha, Lurdes.
A primeira vez que Darci encontrou a morte, conseguiu fugir: ele sofreu um atentado quando tentava vender um salão de festas em Três Barras para fazer a vida em outro lugar. Com a tentativa de homicídio, Elma o convenceu a partir depressa, e o salão foi trocado pelo valor do aluguel do caminhão de mudanças, que primeiro os levou ao Paraná para, alguns anos depois, a família adotar Joinville como lar.
Confira mais notícias de Joinville e região
Darci trabalhou como varredor de rua até uma herança permitir que Elma realizasse um sonho: comprar uma máquina de fazer picolés. Com ela, o casal conseguiu montar um negócio e abrir a Sorveteria Scarolo – também chamada de Sorveteria do Darci – que existiu por 25 anos no bairro Itaum.
Continua depois da publicidade
Elma foi diagnosticada com Mal de Alzheimer e Parkinson há cerca de 12 anos, e Darci descobriu que sofria com as mesmas doenças há cinco anos. Há pouco mais de dois anos, passaram a precisar de cadeiras de rodas. Eles viviam com Lurdes, que buscou um lar de idosos para que eles ficassem por 15 dias, enquanto a família viajava.
Na manhã de terça-feira, no entanto, Darci precisou ser internado, e os filhos voltaram correndo para Joinville. Quando a tarde chegou, Elma estava ardendo de febre e também foi levada para o hospital. O susto dos filhos se repetiu dois dias depois: Darci morreu de madrugada e Elma, algumas horas depois. Eles tinham 76 anos. Segundo os médicos, eles tiveram pneumonia.
O casal está sendo velado na casa da família e será enterrado na manhã de sexta-feira, no Cemitério Nossa Senhora de Fátima.