Após um mês de maio marcado por ciclone, neve e temporais, junho de 2022 deve ser frio e bastante chuvoso em Santa Catarina. A ocorrência do La Ninã – fenômeno natural caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico – vai interferir diretamente no tempo durante todo o mês. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com os meteorologistas, junho será gelado, pois novas ondas de frio são esperadas e devem chegar com intensidade. 

— Frio não vai faltar. Podemos esperar pelo menos mais duas ondas de frio – que são dias consecutivos com temperaturas baixas. Além disso, também esperamos influência de massas de ar frio, que trazem quedas bruscas na temperatura e que podem alterar com maiores amplitudes térmicas — afirma Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram. 

> Neve, tempestade e tornado: fotos mostram fenômenos que marcaram mês de maio em SC

Continua depois da publicidade

Assim como ocorreu na segunda quinzena de maio, é possível que a neve volte a cair em regiões como a do Planalto Sul do Estado.

— Esse é um periodo que tem passagens de ciclones extratropicais pelo Sul e alguns desses sistemas favorecem cenários com precicipatação de neve, por exemplo, pela condição e época do ano — explica a meteorologista.  

Apesar do frio, a ocorrência de veranicos – períodos sem chuva e temperatura mais elevada – não está descartada em Santa Catarina. 

O início de junho deve ser marcado por chuvas frequentes, e algumas regiões podem registrar grandes acumulados de chuva. Segundo a Epagri, os meses de junho e julho costumam ser parecidos em relação à média climatológica de chuva, com variações de 70 mm a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 mm a 170 mm no Oeste e Meio Oeste. 

Continua depois da publicidade

Leia também

SC não recebe cadernetas de vacinação de crianças há 2 anos

Médico terá que devolver R$ 300 mil que recebeu sem trabalhar