Por unanimidade, o deputado estadual Julio Garcia (PSD) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A sessão de posse dos 40 deputados estaduais e a eleição da mesa diretora foram realizadas na manhã desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O comentarista político Moacir Pereira destaca que se confirmaram as articulações feitas no final do ano passado em torno do nome de Garcia, que voltou à carreira política e ao parlamento após ter sido conselheiro do Tribunal de Contas. A mesa terá como primeiro vice-presidente o deputado Mauro de Nadal (MDB), e segundo vice, Rodrigo Minotto (PDT). A primeira secretaria será exercida pelo deputado Laércio Schuster (PSB), a segunda, por Padre Pedro (PT), a terceira, por Altair Silva (PP), e a quarta, por Nilson Berlanda (PR).

— Os jovens deputados do PSL, que tem a segunda maior bancada, não estão na mesa diretora — observa Moacir.

A solenidade de posse começou por volta de 9h20min, com a composição da mesa com autoridades que deu início aos trabalhos. Quem comandou a reunião foi o deputado Romildo Titon (MDB), o mais idoso entre os com maior número de legislaturas completas.

Após a leitura completa do juramento, um a um os deputados foram chamados, por ordem alfabética do nome que usarão na Alesc, para repetir a frase “assim o prometo” em um dos dois microfones colocados no plenário. Assim, foram declarados empossados e instalada a 19ª legislatura.

Continua depois da publicidade