Duas das três duplas femininas do Brasil passaram invictas pelo primeiro dia de jogos do torneio principal do Grand Slam de Stavanger do Circuito Mundial de vôlei de praia. Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa, com duas vitórias cada, lideram suas chaves do torneio norueguês, enquanto Maria Clara/Carolina, com duas derrotas, seguem com chances de classificação à segunda fase após a rodada desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Atuais campeãs do Circuito Mundial, Juliana e Larissa venceram os dois jogos do dia por 2 sets a 0 e lideram o Grupo A da competição. Na estreia, as campeãs pan-americanas superaram as locais Eritsland e Treland, com parciais de 21/10 e 21/15.

Na segunda partida, as brasileiras voltaram à quadra para bater as alemãs Holtwick e Semmler também em dois sets: 21/17 e 21/15. Nesta quinta-feira, as tetracampeãs do Circuito Mundial buscarão a primeira colocação do grupo diante das norte-americanas Ivy e Fendrick.

– Fizemos dois jogos tranquilos. Impusemos nossa força e conseguimos as vitórias. Estamos entrando em um momento importante da temporada. Vamos correr atrás dos títulos destes quatro próximos Grand Slams para que possamos assumir a liderança do ranking mundial. Todos os times já se conhecem e acredito que quem sofrer menos com o desgaste vai levar vantagem – acredita o técnico da dupla, Reis Castro.

Atuais campeãs do Circuito Banco do Brasil, Talita e Maria Elisa precisaram jogar cinco sets, mas também sustentaram a invencibilidade nas areias de Stavanger. Na estreia, as brasileiras tiveram trabalho, mas passaram pelas Köhler e Sude em três sets: 21/16, 20/22 e 15/11.

Continua depois da publicidade

Na sequência, as brasileiras derrotaram as mexicanas Candelas e Garcia por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/12. O terceiro e último compromisso das brasileiras no Grupo C do torneio norueguês será diante das holandesas Van Iersel e Keizer.

– Estamos felizes com as vitórias e a classificação, mas a intenção é ficar em primeiro do Grupo C. Jogar a repescagem é um caminho mais longo e, consequentemente, mais desgastante. Queremos fugir disso – avalia Maria Elisa.

Os únicos tropeços de duplas brasileiras ao longo do dia em Stavanger foram sofridos pelas irmãs Maria Clara e Carolina. Na estreia no Grand Slam norueguês, as brasileiras foram superadas pelas russas Vasina e Khomyakova por 2 sets a 0 (13/21 e 17/21).

Na segunda rodada, a dupla brasileira voltou a perder, desta vez para as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom, novamente em dois sets: 17/21 e 15/21. Na terceira rodada, a dupla brasileira precisará derrotar as locais Kongshavn e Ingrid para avançar à segunda fase da competição.

Continua depois da publicidade