Para esta coluna especial da revista Donna escolhi três promessas catarinenses de projeção e sucesso em áreas distintas. Da Capital, uma pré-adolescente que adora ler livros de mitologia grega além de uma jovem promessa da Medicina. De Blumenau, um talento de futuro na área jurídica. Lindas e competentes, são jovens sobre as quais muito ainda se ouvirá falar. Se o restante da revista reverencia o passado e fala do presente, a coluna aponta o futuro por meio dessas meninas.
Continua depois da publicidade
Betina Nienkotter De Vicenzi
Aos 12 anos, neta de uma das maiores socialites do Estado, Lúcia De Vincenzi, e do médico Luiz Fernando, sobrinha do corredor Fernando Nienkotter, fruto de famílias tradicionais, Betina Nienkotter De Vincenzi já é um sucesso. Hoje pensa em ser arquiteta, profissão da mãe, Simara. O pai, Fernando, é empresário. Betina cursa o sétimo ano do Colégio Catarinense, adora mitologia grega e romana, estuda piano, inglês, alemão, joga handebol, tênis, pratica hipismo e mais coisas.
O que mais gosta de fazer?
Eu gosto de ler livros, principalmente de mitologia grega. E prefiro ler no papel.
Continua depois da publicidade
Interesse por mitologia
Porque eu li o livro Percy Jackson e os Olimpianos (de Rick Riordan), e aí fui para a Grécia e comecei gostar a mais dele.
Observação da colunista: a série Percy Jackson e os Olimpianos, sobre mitologia grega, é formada por sete livros, ela leu todos. Depois, o autor passou a escrever uma trilogia sobre mitologia romana. O último livro ainda não foi lançado no Brasil, mas Betina acabou de ler em inglês.
Como pesquisa
Às vezes em livros, às vezes na internet, tem coisas que não tem em livro.
Esportes que pratica
Eu faço tênis e handebol, já fiz natação, balé, ginástica rítmica, já fiz muitas coisas. Eu prefiro tênis, faço aulas no Lira (o Lira Tênis Clube é o mais tradicional de Floripa no esporte. E Betina já ganhou o segundo lugar no torneio Guguinha, promovido pelo IGK).
Planos para o futuro
Eu quero ser engenheira ou arquiteta. Gosto mais dessa área.
Ainda gosta de brincar?
Eu não brinco muito de boneca, nunca gostei de brincar de Barbie, gosto mais de ler, desenhar, tocar piano e fazer esporte.
Continua depois da publicidade
Maria Fernanda S. Thiago
Nascida em Florianópolis, há 26 anos, recém-formada em Medicina pela UFSC, atualmente Maria Fernanda está cursando o primeiro ano de residência médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Filha caçula de Néa e Eraldo S.Thiago, ela tem tradição, estrutura sólida e mesmo assim, como as meninas da sua geração, optou por uma vida pra lá de corrida e dedicada à profissão.
Maria Fernanda cursa residência médica em Porto Alegre
Foto: Nórton José/Divulgação
Resumo da rotina atual
Em fevereiro de 2012 me mudei para Porto Alegre para iniciar a residência médica em ginecologia e obstetrícia. Desde então a rotina por lá tem sido bastante intensa. Além das atividades diárias, que geralmente iniciam às 7h30min, tenho plantões de 18h durante a semana e os finais de semanas são divididos entre plantões de 24 horas, visitas e outros plantões que duram todo o final de semana. Nos poucos dias livres que tenho aproveito para voltar para Florianópolis, ver a família e descansar um pouco.
Planos para o futuro
Quando optei por essa profissão sabia que o caminho a percorrer não seria fácil, afinal é uma carreira que exige muita renúncia e dedicação, mas tenho muito prazer no que faço e acredito que na vida não há vitórias sem luta. Quando penso no futuro ainda não sei exatamente como e onde irei trabalhar, pois minha vida profissional está apenas começando e ainda há muito o que aprender. Para isso será necessário bastante estudo, foco e dedicação.
O que espera da vida e da profissão?
Claro que nem sempre é fácil deixar a família, amigos e até mesmo o conforto de casa para se dedicar a uma carreira, mas acredito que quando estamos fazendo aquilo que gostamos temos mais força para enfrentar as dificuldades. Espero ser uma profissional que não se limite ao conhecimento teórico, mas que consiga atender e tratar os pacientes de uma forma mais humana, sempre com carinho e respeito.
Continua depois da publicidade
Maria Dulce Baumgarten Busarello
Atualmente cursando Direito na Furb (Universidade Regional de Blumenau), Maria Dulce, ou Dudu para a família e amigos, tem 21 anos de idade e vem de famílias bem tradicionais do Vale.
Maria Dulce quer seguir carreira jurídica no ramo cartorário
Foto: Dulcemar Baumgarten/Divulgação
Já trabalha na área jurídica?
Ainda não estou trabalhando, mas no próximo semestre pretendo iniciar um estágio na área jurídica.
Atividades que gosta de exercer
Eu gosto muito de viajar, conhecer lugares e culturas novas sempre me fascinou. Outra atividade que pratico muito é leitura, sou apaixonada por moda e estou sempre pesquisando e estudando, até cheguei a ter um blog sobre o assunto, mas a faculdade veio tomando muito do meu tempo e acabei o deixando de lado.
Resumo da rotina atual
Ultimamente tenho acordado e ido para a faculdade de manhã, e o período da tarde reservo para estudar, já que o curso exige muita leitura, e no tempo que resta pratico atividades físicas. Sempre tirava uma noite da semana para encontrar com minhas amigas, mas ultimamente tenho estudado tanto que não tem dado mais.
Planos para o futuro
Estou estudando para seguir carreira jurídica no ramo cartorário e pretendo trabalhar com moda que é minha paixão, mas por enquanto penso na moda como hobby. Estou me dedicando para que no futuro possa colher os frutos, estar bem-sucedida profissionalmente e assim poder me dar ao luxo de fazer as coisas que mais gosto como viajar, me dedicar à moda e poder aproveitar muito a minha família.
Continua depois da publicidade