“Agora Canoinhas tem prefeita”. Foi assim que a primeira prefeita eleita de Canoinhas, Juliana Maciel (PSDB), definiu a sua vitória neste domingo (30), nas eleições suplementares da cidade. Com 12.616 votos, 38,37%, ela ficará à frente do município nos próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Foram 34.652 votos no total. Juliana derrotou Wilson Pereira (MDB), em segundo lugar com 32,11% (10.559 votos), o atual prefeito em exercício Willian Godoy (PSD), 20,28% (6.667 votos), e Andrey Watzko (PT), com 9,24% (3.038 votos).
Em 111 anos de história, Canoinhas terá pela primeira vez uma mulher no comando do Executivo Municipal. O vice-prefeito será Marcos Kucarz (Podemos).
Juliana Maciel nasceu e cresceu em Canoinhas. É professora universitária, advogada e, atualmente, vereadora de Canoinhas, eleita em 2020. Entre as pautas defendidas estão projetos relacionados aos autistas, qualificação e geração de emprego para os jovens, sendo uma das fundadoras da Associação dos Pais e Autistas de Canoinhas.
Continua depois da publicidade
A eleição em Canoinhas teve 8.180 abstenções (19,10%), 987 votos brancos (2,84%) e 785 votos nulos (2,27%).
Eleição suplementar
Canoinhas precisou fazer uma nova eleição para a prefeitura pois tanto o prefeito Beto Passos (PSD) quanto o vice Renato Pike (sem partido), eleitos em 2020, foram presos em março deste ano, numa operação que investiga fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público.
No dia 5 de abril, a Câmara de Vereadores confirmou ter recebido pedidos de impeachment contra o prefeito e o vice. Porém, horas antes da votação, Beto Passos renunciou ao cargo. Já Renato Pike teve o mandato extinto pelos vereadores.
Em julho deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina determinou a data de 30 de outubro para a realização do novo pleito municipal de forma simultânea às Eleições Gerais.
Continua depois da publicidade
Confira a fala completa de Juliana Maciel nas redes sociais:
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Ivete da Silveira, viúva de Luiz Henrique, assume cadeira no Senado de forma definitiva
Bloqueio nas rodovias causa correria em postos de Joinville; sindicato cita estoque baixo
Jorginho bate recorde de 20 anos de Luiz Henrique em Joinville