Em um dia de festa brasileira em Klagenfurt, as jogadoras Juliana e Larissa adicionaram mais uma medalha de ouro do Circuito Mundial de vôlei de praia e uma marca histórica à galeria de conquistas da dupla. As campeãs pan-americanas levaram a melhor na final brasileira do Grand Slam da Áustria, neste sábado, derrotaram Taiana/Vivian por 2 sets a 0 (21/13 e 21/19) e conquistaram a 34ª medalha de ouro da parceria, igualando o feito dos campeões olímpicos Ricardo e Emanuel como recordistas de títulos entre as duplas brasileiras na competição.
Continua depois da publicidade
Subindo ao lugar mais alto do pódio juntas pela 34ª vez em 80 etapas disputadas, Juliana e Larissa se credenciam agora a bater o recorde absoluto de títulos da competição, que pertence às norte-americanas Walsh e May, que conquistaram juntas 35 medalhas de ouro.
– Esse é mais um dia que guardaremos com carinho na memória porque igualamos os números de uma dupla que ajudou a escrever a história do vôlei de praia mundial. Além disso, Emanuel é considerado o maior jogador do mundo. Ainda fizemos uma final contra Vivian e Taiana, a grande surpresa deste Grand Slam. O vôlei de praia brasileiro é forte e se renova a cada temporada – comemora Juliana.
Com o título conquistado nas areias austríacas, a dupla deu mais um passo importante rumo ao pentacampeonato do Circuito Mundial, já que soma agora 5.260 pontos, contra 4.580 das vice-líderes Talita e Maria Elisa. Atuais campeãs mundiais, Jennifer Kessy e April Ross, dos Estados Unidos, contabilizam 4.500.
Em Klagenfurt, Juliana e Larissa garantiram o título com sete vitórias consecutivas. Antes da decisão, elas derrotaram as alemãs Goller e Ludwig por 2 sets a 1 (19/21, 33/31 e 15/11). Por outro lado, Vivian e Taiana, que saíram do country-cota, venceram 10 partidas consecutivas até chegarem à decisão. O último triunfo veio diante das donas da casa Montagnolli e Hansel, na semifinal: 26/24 e 21/17.
Continua depois da publicidade
Na disputa de terceiro lugar, Goller e Ludwig superaram a dupla austríaca por 2 a 0 (21/15 e 23/21) e também garantiram lugar no pódio do quinto Grand Slam do ano.
A próxima parada do Circuito Mundial será na cidade polonesa de Stare Jablonki, sede do sexto e último Grand Slam da temporada internacional. Vivian e Taiana não terão tempo para descanso, pois já na segunda-feira disputarão o country-cota com Ângela/Val, Ana Paula/Tatiana e Luana/Lili. Por outro lado, Juliana e Larissa estão garantidas no torneio principal, assim como Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina, e só jogarão a partir de quarta-feira.