A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a SC é tratada também como ocasião para o início às articulações do PL para as eleições municipais de 2024 em cidades catarinenses. Uma das estratégias surpreendentes do grupo bolsonarista pode ocorrer na corrida pela prefeitura de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O partido estuda a ideia de que a deputada federal Júlia Zanatta (PL) transfira o domicílio eleitoral e concorra a prefeita de Blumenau no próximo ano. Atualmente, ela tem base em Criciúma.

A ideia teria sido discutida nas conversas com Bolsonaro e Jorginho Mello nesta sexta-feira, em Florianópolis, segundo fontes do partido. O governador e deputados almoçaram com o ex-presidente e, à noite, se reuniram em um jantar na Casa d’Agronômica.

A avaliação no partido é de que Zanatta teve boa votação na cidade no ano passado e vem mantendo contato constante com Blumenau. A parlamentar foi a sétima federal mais votada na cidade em 2022, com 8,1 mil votos blumenauenses entre os 111 mil recebidos no Estado. Em março, ela chegou a receber uma homenagem do Clube de Caça e Tiro Blumenauense. A deputada é reconhecida pela defesa da pauta armamentista e próxima à família Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Oficialmente, a deputada tem dito que gosta muito de Blumenau e que algumas pessoas têm questionado sobre essa possibilidade nas idas à cidade. Segundo ela, a ideia “pode ser algo a ser avaliado”.

Questionado sobre o assunto, o deputado estadual Ivan Naatz (PL), articulador do PL e do governador na região, afirma que o partido quer ter candidatura própria em Blumenau, procura alternativas e a candidatura de Zanatta é uma possibilidade analisada, pela boa votação obtida por ela na cidade.

Segundo a legislação eleitoral, o candidato precisa ter domicílio eleitoral na cidade em que vai concorrer pelo menos seis meses antes do pleito – no caso das próximas eleições, até 6 de abril de 2024.

Leia também

Em SC, Bolsonaro critica divulgação do Coaf sobre valor recebido: “A palavra do dia é Pix, né?”

Continua depois da publicidade

Bolsonaro chega a SC, posa para fotos em almoço e faz visita surpresa a comando da PM

O que está por trás da visita de Bolsonaro e Michelle a evento do PL em SC