Menos quesitos e mais jurados. O julgamento dos desfiles de Carnaval terá mudanças no próximo ano em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. A decisão foi tomada em conjunto entre a organização do evento e as escolas de samba.
Continua depois da publicidade
A análise dos quesitos apresentados pelas agremiações na avenida cairá de 10 para oito tópicos. No desfile competitivo do dia 9 de fevereiro, as escolas serão avaliadas por 24 jurados, quatro a mais do que na última edição.
Conforme a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d?Oeste (Liesjho), o conjunto não será mais julgado, enquanto que harmonia e evolução agora formam um único quesito. Conforme o presidente da Liesjho, Felipe D?Agostini, todos os itens serão avaliados nas três cabines espalhadas pela Avenida XV de Novembro.
– Serão três jurados para cada quesito. Os oito quesitos serão avaliados nas três cabines espalhadas pela avenida, e não apenas em uma como ocorreu no último desfile – ressalta, lembrando que o máximo de pontos que uma escola poderá alcançar será 240.
Enquanto a Liga ajusta os detalhes burocráticos e acelera os preparativos, as escolas trabalham em ritmo intenso para garantir beleza à festa. Em 2013, três agremiações concorrem ao título e outra participará pela primeira vez, sem entrar na disputa.
Continua depois da publicidade
Atual campeã, a Vale Samba promete novidades com o enredo Por toda Santa Catarina, com muito amor, rogai por nós. A Unidos do Herval vai para a avenida com o enredo Alquimia curativa, a bula para a vida.
Com o tema Sou o Sete… meus mistérios não são tão sérios a Aliança promete conquistar o título na avenida. O enredo deve falar sobre todos os mistérios que envolvem o número, como os pecados capitais, as notas musicais, as vidas dos gatos e o fim da jornada humana, a sete palmos abaixo da terra.
A Acadêmicos do Grande Vale será a quarta participante do evento, mas não deve disputar o título por enquanto. O enredo já está definido: Pintando o sete, fazendo arte, a Acadêmicos promete um espetáculo à parte será o nome do show que a escola pretende dar na avenida.