A apenas dois dias do início do Mundial de Xangai, o nadador Cesar Cielo deverá descobrir se poderá disputar ou não o a competição, marcado para o próximo dia 24 de julho. Nesta quarta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) afirmou que o julgamento dos casos de doping do campeão olímpico e mundial e de Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked será realizado dia 20, quarta-feira, na própria cidade chinesa. A decisão, porém, poderá ser anunciada apenas no dia 22, segundo o site globoesporte.com.

Continua depois da publicidade

Na última semana, o TAS recebeu da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido formal de julgamento brasileiros em caráter de urgência. A entidade sugeriu a troca da advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por uma suspensão, a contar a partir de maio, quando os nadadores atestaram adverso para a substância furosemida.

Há a possibilidade de Cielo perder as três medalhas de ouro conquistadas no Aberto de Paris, em junho, nas categorias 50m e 100m livre e 50m borboleta. Tanto nos 50m livre quanto no 50m borboleta ele fez o melhor tempo da temporada.

Os nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio. A CBDA informou que uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D’Oeste enviara um relatório alertando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão em que as pílulas são produzidas. O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.

Continua depois da publicidade