Uma juíza autorizou na última terça-feira o casamento de dois homossexuais em Buenos Aires. No fim do ano passado, dois outros homens não puderam casar na cidade, e acabaram realizando a cerimônia na pacata localidade de Ushuaia.

Continua depois da publicidade

A juíza Elena Liberatori aceitou o pedido de um casal de homens, cuja identidade não foi divulgada, e ordenou que o Registro Civil arranje um horário para concretizar a união, conforme a presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, bissexuais e transexuais, María Rachid.

A decisão ainda não foi confirmada pelo tribunal. Caso venha a se concretizar, será o segundo casamento gay na Argentina. O primeiro foi realizado em 28 de dezembro do ano passado em Ushuaia, capital da província de Tierra del Fuego, entre Alex Freyre e José María Di Bello.

María afirmou que nos próximos meses haverá novas decisões a favor de mais casamentos gays, já que foram registrados 60 pedidos de pessoas de mesmo sexo que desejam casar.

Ela explicou que a juíza Elena considerou que não há impedimento legal para que duas pessoas de mesmo sexo possam casar, ao entender que o Código Civil não diz expressamente que os homossexuais não podem contrair matrimônio.

Continua depois da publicidade

O congresso do país deve debater este ano vários projetos de lei que propõe a modificação do código civil para que ele autorize expressamente o casamento de duas pessoas, independente da orientação sexual.