O Juiz da Vara de Execução Penal de Joinville, João Marcos Buch, realizou uma vistoria no Presídio Regional de Joinville nesta quarta-feira (26). A inspeção, que é feita todo mês pelo magistrado, foi acompanhada pela OAB e pelo conselho da comunidade de Joinville. O juiz disse que os apenados devem estar vacinados até o início de julho.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo Buch, a situação no local em relação ao frio que chegou com mais força no estado, está sob controle, apesar de questões que estão sendo resolvidas.

– Os presos têm roupas e cobertores de inverno. Possuem água quente, com problemas pontuais e que já estão sendo resolvidos pela direção do local – disse.

Em relação às visitas virtuais, João Marcos disse que elas também estão acontecendo, mesmo que de forma mais lenta em relação ao atual momento. O que mais causa preocupação nesse momento é o que diz respeito à saúde. Há detentos infectados e que estão recebendo atendimento.

Continua depois da publicidade

– A equipe de saúde possui recursos humanos ainda carentes, mas o atendimento está sendo feito. Os detentos com Covid-19 estão isolados e nenhum com gravidade – relata.

A vacinação contra a Covid-19 para todos os profissionais que atuam no sistema prisional e socioeducativo, incluindo as unidades e sedes administrativas começou nesta quarta-feira (27). Já a vacinação de apenados que não se enquadraram anteriormente nos critérios de idade e comorbidades, iniciou nesta quinta-feira (27), de acordo com o que estabelece Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Buch também disse que “todos os presos devem estar vacinados até o início de julho”.