O juiz João Marcos Buch publicou uma portaria instaurando procedimento judicial para analisar a possibilidade de interditar o Presídio Regional de Joinville. Ele visitou a unidade na última quinta-feira e identificou diversos problemas, como superlotação, estruturas comprometidas, esgotos abertos e material de higiene insuficientes. As falhas estariam sendo constatadas em inspeções realizadas durante os últimos cinco anos e ainda não foram solucionados. Relatórios detalhados sobre as condições do presídio deverão ser apresentados em até 15 dias. Após a conclusão dos documentos, serão ouvidos o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Departamento de Administração Prisional (Deap) e o Conselho Carcerário de Joinville para decidir sobre a necessidade de interdição parcial ou total do presídio.
Continua depois da publicidade
Num assalto em Joinville, em que o dono de uma padaria morreu ao reagir à ação dos criminosos, foram roubados R$ 16 do caixa. As informações são da Polícia Militar. Foi apreendido um adolescente de 16 anos, que confessou à polícia ter atirado no comerciante de 22 anos. A polícia diz que tem pistas dos outros dois suspeitos do crime, que ocorreu na última segunda-feira (17).
Uma mulher foi presa em flagrante, suspeita de matar o marido a tiros em Blumenau, na madrugada desta quarta-feira (19). Segundo a Polícia Civil, a arma do crime pertencia ao homem, que era sargento da Polícia Militar. A esposa, de 33 anos, relatou que há meses tentava a separação. O marido, de 36 anos, passou então a ameaçá-la. No relato à polícia, a mulher contou que, na noite anterior, o casal teve uma briga e o homem, com uma arma em punho, teria dito que, para evitar que a menina fosse morta, a mulher deveria cometer suicídio. Com isso, entregou o revólver à esposa, que deu um tiro na cabeça do PM e outros quatro no tórax. Ainda segundo a polícia, a mulher nunca denunciou violência física ou psicológica praticada pelo marido.
Há um mês sem aulas, 3,5 mil alunos da rede estadual das cidades de Sombrio e Balneário Gaivota, no Sul do Estado, ainda não têm prazo para retornar à escola. Sem alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, os prédios estão fechados e aguardam reparos. A Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Araranguá diz que as obras podem começar a partir da próxima semana, desde que o processo de contratação das empresas ocorra dentro do prazo. As obras devem custar cerca de R$ 350 mil ao governo do Estado, atendendo aos pedidos feitos pelo Ministério Público (MP).
Oito municípios catarinenses iniciaram nesta semana a revisão de eleitorado: Jaraguá do Sul, Corupá, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. O processo vai até 7 de dezembro para confirmar quais eleitores têm, de fato, vínculo com o município. Eles vão passar pela coleta biométrica, para a atualização do cadastro. Os eleitores que não comparecerem terão o título cancelado.
Continua depois da publicidade
O Vaticano anunciou o nome do novo bispo da Diocese de Joinville. Dom Francisco Carlos Bach foi nomeado para a diocese e a sua posse está marcada para o dia 24 de junho. A Diocese de Joinville estava vacante desde a morte do bispo Dom Irineu Roque Scherer em julho de 2016.
*Com informações da RBSTV, do G1SC, do Diário Catarinense e do jornal A Notícia