A oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 está aberta para dois acadêmicos de Educação Física e Direito, da Unisul. Ariana Alberti e Dyego Vidal conquistaram a segunda e primeira colocação, respectivamente, no Campeonato Nacional da Argentina, nos dias 12 e 13 de outubro.
Continua depois da publicidade
A intenção agora é que se naturalizem e possam integrar a seleção argentina no Circuito Mundial em 2014. O judô brasileiro tem exportado talentos para diversas nações nos últimos anos. O fenômeno é novo nesta modalidade, mas é antiga em esportes como o futebol e vôlei
– Como a concorrência está grande na Seleção Brasileira e os dois estudantes têm familiares na Argentina, eles perceberam a oportunidade e demos o suporte para perseguirem este sonho – contextualiza o técnico do Judô Unisul, Júlio de Araújo, professor do curso de Fisioterapia.
O campeonato nacional argentino foi realizado em La Rioja, ao pé da Cordilheira dos Andes, na fronteira com Chile. Dyego sagrou-se campeão do peso leve, até 73 kg, sendo o primeiro estrangeiro a conquistar a competição.
Continua depois da publicidade
– A Ariana Alberti ficou com o vice-campeonato, após final duvidosa com a titular da seleção júnior do país – relata o professor que acompanhou os atletas.
A participação dos estudantes foi possível devido a uma parceria com o Club Banco de La Nacion, de Buenos Aires.
– No primeiro semestre desse ano fui para Buenos Aires realizar o intercâmbio que a Unisul oferece e levei quimono. Fui atrás de treino e o pessoal gostou do meu judô. Conversei com o sensei (professor) Júlio, que me apoiou e ele convidou a Ariana para representar o nosso judô feminino. Fizemos a parceria com o Banco de La Nacion e ao contrário do que se imagina, fomos muito bem recebidos – explica o acadêmico do curso de Direito, Dyego Vidal.
Continua depois da publicidade
Após a competição, os atletas permaneceram treinando em Buenos Aires, no Club Banco de La Nacion e no Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo (CENARD), com a Seleção Argentina. Ariana Alberti, da Educação Física, diz que agora eles estudam a possibilidade de naturalização e aguardam a convocação para a seletiva que vai definir a seleção principal da Argentina, em fevereiro de 2014.