Noventa e um judocas enfrentam neste sábado, em São Paulo, seu penúltimo desafio em busca de uma vaga na seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. A Pré-seletiva Olímpica será realizada no ginásio do Clube Pinheiros, a partir das 9h, e definirá o classificado para a Seletiva Final.

Continua depois da publicidade

No feminino, serão seis atletas por categoria lutando pela vaga, no masculino, sete. Participam do processo os campeões do Troféu Brasil, os campeões brasileiros júnior, os campeões brasileiros sênior, o titular da seleção no Pan-americano júnior, o titular da seleção Sub-23 e um indicado pela comissão técnica (dois no caso do masculino).

Quem sobreviver a esta última pré-seleção enfrenta o reserva da equipe que disputou o Campeonato Mundial do Rio de Janeiro na Seletiva Final. Nas categorias onde um mesmo atleta ocupou mais de uma vaga, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) indicou outro para completar a lista. O coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson, destaca que mesmo os convidados enfrentaram uma escolha minuciosa e espera um processo seletivo de alto nível.

– As indicações técnicas levaram em consideração, na maioria das vezes os resultados dos atletas em competições oficiais recentes da CBJ. Esperamos um nível alto de disputa já que os atletas estão se preparando há muito tempo para esta seletiva, que é a última porta de entrada para seleção olímpica de Pequim – explicou.

Das 14 categorias olímpicas, apenas os meio-leves João Derly e Érika Miranda têm o nome garantido para Pequim. Os dois atingiram os critérios estipulados pela comissão técnica. Derly foi campeão dos Jogos Pan-Americanos 2007 e campeão Mundial 2007, e Érika ficou com a prata no Pan e foi quinta no Mundial.

Continua depois da publicidade

Ainda na condição de candidato a uma vaga, o médio Hugo Coutinho diz que é preciso seguir passo a passo na Pré-seletiva.

– Terei adversários fortes e é difícil apontar quem tem mais chance. Vou dar o máximo e lutar para ter a oportunidade de defender a seleção brasileira. Mas sei que preciso dar um passo de cada vez – salientou Coutinho.