A judoca da Arábia Saudita Wojdan Shaherkani, da categoria pesado (mais de 78kg), recebeu uma boa notícia da Federação Internacional de Judô (IJF), nesta terça-feira. A entidade máxima do judô mundial liberou a atleta para que ela possa competir na próxima sexta-feira usando o véu característico de sua religião. No início da Olimpíada, a IJF havia declarado que ela não poderia usar a vestimenta, ao passo que a atleta respondeu que dessa maneira não lutaria pois tinha de respeitar sua religião.

Continua depois da publicidade

A fim de que o véu não atrapalhe suas adversárias, Shaherkani usará uma versão com design especial. Ainda não há detalhes de como será esse véu modificado. A judoca estreia contra Melissa Mojica, de Porto Rico, às 6h33 (de Brasília).

Esta é a primeira Olimpíada em que as mulheres sauditas foram liberadas para participar. Na Arábia Saudita, as mulheres são proibidas de praticarem esportes. Por conta disso, a judoca treinava escondida. Em Londres, a delegação do país conta com 19 atletas. Desse total, apenas duas são do sexo feminino. Além da judoca, a Arábia Saudita será representada por Sarah Attar, no atletismo (800m).