Judocas brasileiros subiram ao topo do pódio no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, ontem. O gaúcho Walter Santos, da Sogipa, venceu o mato-grossense David Moura, por ippon, em uma final brasileira na categoria acima de cem quilos. Santos havia ganhado outras duas lutas valendo-se do golpe perfeito. Primeiro, superou Vakhtangi Bitiev, atleta do país-sede, e depois, na semifinal, o mongol Sugarjargal Boldpurev. Moura chegou à final depois de bater, por ippon, o romeno Daniel Natea e o russo Andrey Volkov.

Continua depois da publicidade

No judô feminino, a brasileira Maria Suelen Altheman ficou com o ouro da categoria pesado depois de derrotar a turca Belkys Zehra Kaya. Antes, havia passado pela croata Ivana Sutalo e pela também brasileira Claudirene Cezar na semifinal. Na disputa pelo bronze, Claudirene perdeu para a alemã Carolin Weiss.

– A competição teve um nível alto de dificuldade, com atletas muito fortes – afirmou Maria Suelen.

No sábado, o brasileiro Marcelo Contini (73 quilos) havia levado bronze no torneio. Com as quatro medalhas, o Brasil ficou em terceiro lugar no campeonato, atrás do Azerbaijão e da Mongólia.

Continua depois da publicidade