A judoca gaúcha Maria Portela conquistou medalha de ouro no Aberto Pan-Americano de Montevidéu, no Uruguai, no fim de semana. Em uma final decidida no golden score (ponto de ouro), a Raçudinha dos Pampas, que compete pela Sogipa, de Porto Alegre, venceu a também brasileira Barbara Timo, do Flamengo, na categoria 70 kg.

Continua depois da publicidade

O Brasil garantiu 13 pódios (quatro ouros, quatro pratas e cinco bronzes) na competição e terminou o Aberto Pan-Americano na segunda colocação, atrás apenas da Rússia. No domingo, além do ouro de Portela, Luciano Corrêa (100 kg) também ficou em primeiro lugar. Rochele Nunes (+78kg), também da Sogipa, e Barbara Timo (70 kg) conquistaram a prata, e Leandro Guilheiro (81kg) foi bronze.

No sábado, Mariana Silva (-63 kg) e Eduardo Barbosa (-73 kg) obtiveram medalhas de ouro. Outros dois competidores da Sogipa também atingiram bons resultados: Veronice Chagas (63 kg), com a prata, e Diego Santos (60 kg), com o bronze.

Na próxima quinta-feira, a delegação brasileira viaja para a Argentina, onde disputa o Aberto Pan-Americano de Buenos Aires no sábado e no domingo.

Continua depois da publicidade

A gaúcha Maria Portela, revelada em Santa Maria, ocupa a 24ª colocação no ranking mundial e, atualmente, é a melhor brasileira em sua categoria. Barbara Timo é a 27ª colocada.